Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 19h00 | 25 Mai 2020 | Redação Regulação de vagas para COVID-19 passa a ser feita apenas através do RegulaRN

Crédito da foto: Divulgação A regulação é feita pelo município de Mossoró, que reúne 64 municípios

Até então, todos os municípios encaminhavam as demandas de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por e-mail para as Centrais de Regulação mantidas pelos municípios pólo da região. Na região Oeste do Rio Grande do Norte, por exemplo, a regulação é feita pelo município de Mossoró, que reúne 64 municípios. No entanto, mesmo com o crescimento no número de internações em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) desenvolveu um novo sistema para realização da regulação.

Com a criação da nova plataforma, os profissionais das Centrais de Regulação, e das Secretarias de Saúde dos Municípios, além dos prestadores de serviços, estão mudando a rotina de trabalho atual, para o sistema chamado RegulaRN.

“O novo sistema é excelente, porém ainda está em fase de capacitação nos municípios, para que seja utilizado. O sistema foi liberado para a Central de Regulação do Oeste, na última semana e na segunda-feira (18), foi realizada uma capacitação com prestadores, com solicitantes, para conhecer o sistema, saber como deve ser utilizado, e expandir para os 64 municípios”, frisa a coordenadora da Central de Regulação de Mossoró, Adriana Cunha.

Nesta segunda-feira (25), a Central de Regulação de Mossoró está reforçando com os municípios, que a partir hoje, a solicitação de vaga COVID-10 só deve ser feita via RegulaRN. Para os demais casos que precisarem solicitar UTI Geral, o processo continuará pelo e-mail da regulação. “Caso os municípios precisem falar com a Central de Leitos de Mossoró podem manter contato telefônico. A central também está orientando os municípios que tiverem dúvidas sobre o acesso no RegulaRN, dando suporte técnico no cadastramento da equipe no RegulaRN e na solicitação de vaga COVID”, conclui.

Até o meio da tarde desta segunda-feira, de acordo com dados da nova plataforma RegulaRN, dos 181 leitos críticos no Rio Grande do Norte, apenas seis estavam disponíveis (3,31%), 150 estavam ocupados (82,87%), e 25 bloqueados (13,81%). O Tempo Médio para classificação dos pacientes era de 20 minutos, 22h17 para regulação, e 7h50 para transferência de pacientes.

Informações passadas pela Central de Regulação de Mossoró, até a tarde de hoje: dos 20 leitos de UTI do Hospital São Luiz, 18 estavam ocupados, sendo oito pacientes de Mossoró e 10 de outros municípios e 2 vagas em processo de regulação. No Hospital Regional Tarcísio Maia, dos 20 leitos de UTI, haviam 19 ocupados, com nove pacientes de Mossoró, 10 de outros municípios e 1 vaga em processo de regulação. Dos demais leitos de enfermaria, no São Luiz 28 estavam ocupados, e no Rafael Fernandes (que recebe apenas pacientes confirmados), dois estavam ocupados. Na lista de espera por leitos, havia somente um paciente de Areia Branca para enfermaria e um paciente de Mossoró para UTI.

Tags:

Covid-19
Mossoró
Regula RN
leitos
UTI
Central de Regulação

voltar