Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 05 Jun 2020 | Redação Município recomenda uso da hidroxicloroquina na fase inicial da doença

Crédito da foto: Agência Brasil Cloroquina e hidroxicloroquina estão no protocolo do Sistema Único de Saúde

O município de Mossoró passa adotar o protocolo com o uso do hidroxicloroquina na fase inicial do tratamento de pacientes do novo coronavírus. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 4, pela prefeita Rosalba Ciarlini, depois de ampla discussão e análise com a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, e coordenadores médicos da Secretaria Municipal de Saúde.

A decisão segue a recomendação 04/2020 do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), que faculta ao profissional médico da rede municipal a prescrição de medicamentos como ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, inclusive, na fase inicial da doença.

Rosalba, que é médica, afirma que levou em consideração o número de médicos que relatam o êxito com o uso das medicações de forma precoce, no início do tratamento, o que, segundo os referidos relatos, evitam agravamento da doença. Por consequência, ressalta a prefeita, o tratamento na fase inicial reduz as internações e superlotações em hospitais. “A minha preocupação como prefeita e angústia como médica é salvar vidas”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde passa a disponibilizar os medicamentos recomendados pelo Cremern, inclusive a hidroxicloroquina, para que o médico tenha a opção de prescrevê-los, se julgar necessário, com a devida autorização do paciente. Os médicos só prescrevem caso haja consentimento por parte dos pacientes. Os que optarem pelo tratamento devem assinar um termo de consentimento.

Os medicamentos serão liberados por meio das farmácias polos do município. A Secretaria de Saúde já enviou um ofício circular informando oficialmente sobre a decisão aos profissionais da Rede Municipal de Saúde.

Tags:

hidroxicloroquina
cloroquina
pandemia
coronavírus
Mossoró
Cremern
RN

voltar