Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 11h00 | 10 Jun 2020 | Redação Mais de 240 trabalhadores da saúde contraíram a Covid-19 e quatro morreram

Crédito da foto: Extraída da internet O técnico de enfermagem, Luiz Alves, foi o 1º profissional de saúde que morreu de Covid-19 na cidade

Edinaldo Moreno/Da Redação

Na edição de ontem (9) o JORNAL DE FATO trouxe a informação repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) que 1,7 mil trabalhadores da saúde pública no território potiguar tinham contraído o novo coronavírus. Ainda segundo o sindicato, 12 destes profissionais morreram em decorrência da doença.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) requisitando os números relativos a Mossoró. De acordo com a comunicação, 241 trabalhadores na saúde pública local tiveram ou estão com o novo coronavírus. Ainda segundo a Sesap, os dados são referentes ao dia 1º de junho e que estes profissionais contaminados exercem a profissão nas redes privadas, municipal e estadual.

A Capital do Oeste contabiliza quatro óbitos de trabalhadores da saúde. A primeira morte no município de um profissional da área da saúde foi registrada na noite do dia 2 de abril. A vítima foi o técnico de enfermagem Luiz Alves Brito. Ele tinha 48 anos e foi segundo caso de falecimento da doença no município. Luiz Alves trabalhava no Hospital e Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, e também no Hospital Sara Kubitschek , em Areia Branca.

O segundo caso em Mossoró aconteceu 14 dias depois. Na tarde do dia 16 daquele mês o médico cirurgião Élio César Marson foi a sétima pessoa a morrer vítima da Covid-19 na Capital do Oeste e a 21ª em todo o Rio Grande do Norte. Élio tinha 52 anos, era obeso e tinha diabetes.

As duas últimas mortes de profissionais da saúde no município ocorreram na semana passada. Na quinta-feira passada (4) o servidor da Unidade de Agentes Terapêuticos (UNICAT) da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Marcos Roberto Alves de Souza, faleceu.

Por fim, no último sábado, 6, o agente de endemias José Paixão foi outra vítima do novo coronavírus em Mossoró. Paixão também dava plantões como maqueiro na Unidade de Pronto Atendimento do Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Regional Tarcísio Maia.

Tags:

trabalhadores da saúde
Covid-19
mortes
profissionais
Mossoró
novo coronavírus

voltar