Quinta-Feira, 21 de novembro de 2024

Postado às 13h15 | 09 Jul 2020 | REDAÇÃO UFERSA e UFRN figuram entre melhores universidades da América Latina em ranking de instituição britânica

Crédito da foto: Reprodução Campus Central da Ufersa, em Mossoró

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido novamente é uma das melhores universidades da América Latina. O resultado foi anunciado nesta terça-feira, 07 de julho, com a divulgação do Latin America University Rankings 2020, da Times Higher Education (THE), renomada instituição britânica responsável por uma das principais avaliações educacionais mundiais.

O ranking classifica a Ufersa na colocação 126+. Ao todo, 166 universidades foram avaliadas. Em 2018, a Universidade também fez parte desse ranking que avalia critérios de ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); internacionalização (pessoal, estudantes e pesquisa) e renda da indústria (transferência de conhecimento).

Em junho passado, a Ufersa figurou no Young University Ranking, outra modalidade de ranking da THE que classifica as melhores universidades com até 50 anos. A Universidade foi classificada na faixa entre a 351ª e 400ª colocação, dentre 414 universidades do mundo. Entre as dez instituições brasileiras que constam no ranking, a Ufersa figurou no 5º lugar, juntamente com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Em 2019 e no presente ano, a Ufersa fez parte do Education Impact Ranking e, em setembro de 2019, a Universidade figurou pela primeira vez no World Universities Ranking da THE, sendo a única instituição de ensino superior do interior do Brasil a aparecer na avaliação.

UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi listada entre as 40 melhores instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe pelo Times Higher Education (THE). O ranking mundial destacou a qualidade de 166 instituições de ensino da região e a UFRN conquistou a 39° colocação. 

O ranking incluiu universidades de 13 países da América Latina e do Caribe e selecionou as 166 melhores instituições da região com base em 13  indicadores de desempenho, avaliando aspectos de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. 

A UFRN ficou entre as quatro melhores do Nordeste brasileiro, junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Ceará (UFC). Outras instituições nordestinas que conseguiram entrar na lista foram a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

De acordo com o THE, o Brasil é mais uma vez o país mais representado no ranking, com 61 instituições, seguido pelo Chile com 30 e pela Colômbia com 23. Na listagem geral, a Pontifícia Universidade Católica do Chile ocupa a liderança, pelo segundo ano consecutivo, e a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicampi) figuram como segunda e terceira colocadas, respectivamente. 

Com informações do sites da UFRN e UFERSA.

 

Tags:

UFERSA
Ranking
Melhores universidades
UFRN

voltar