A Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) anunciou nesta sexta-feira (10) que serão instaladas sete novas usinas fotovoltaicas no campus da instituição, em Mossoró.
Segundo a Ufersa, os serviços de instalação serão iniciados ainda na primeira quinzena deste mês e devem ser concluídos em dois meses. A universidade destacou que com a entrada em operação das novas usinas, o parque fotovoltaico da instituição terá um acréscimo de 128% em sua potência instalada.
Com isso, a Ufersa chega à 1,15 MWp e se consolida como uma das principais geradoras de energia solar fotovoltaica do país, tipo geração distribuída. Ainda de acordo com a universidade, isso fará a instituição atingir o marco de produção própria de um terço de toda a sua necessidade de consumo de energia elétrica e uma redução da despesa com este insumo de, aproximadamente, R$ 660 mil/ano.
"Na dimensão ambiental o uso da energia fotovoltaica fará com que a Ufersa contribua para uma redução das emissões de CO2 estimada em cerca de 158 toneladas por ano", detalhou a Ufersa.
.
Tags: