Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 14h00 | 12 Jul 2020 | Redação Campanha alerta para conscientização e diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço

Crédito da foto: Cedida “Esse tipo de câncer envolve toda região da cabeça e pescoço”, destaca o médico Geison Freire

Edinaldo Moreno/Da Redação

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao câncer de cabeça e pescoço é lembrado no dia 27 deste mês. O mês de julho é marcado pela campanha denominada (Julho Verde). Ela alerta para a conscientização e o diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

O câncer de cabeça e pescoço tem alto índice de letalidade, especialmente porque os pacientes já chegam para tratamento em estágios avançados da doença. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que a cada ano surgem 43 mil novos casos de cânceres que envolvem as regiões da cabeça e pescoço, resultando em 10 mil mortes por ano.

De acordo com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), no período de janeiro a dezembro do ano passado 161 pessoas em Mossoró realizaram cirurgias referentes a algum tipo de câncer de cabeça ou pescoço.

O Diretor Médico da LMECC, Geison Freire, explica que a ação visa conscientizar as pessoas a saberem que existe o câncer na nossa região e que geralmente ele se inicia com alguns sintomas, como rouquidão prolongada, uma ferida na boca que não cicatriza ou um caroço no pescoço.

“Esse tipo de câncer envolve toda região da cabeça e pescoço. Então, pode ser um tumor na língua, na laringe, na tireóide, tumores paranasais ou qualquer lesão que envolva essa região”, destaca o médico.

Se qualquer sinal de alerta persistir por mais de 15 dias é importante procurar uma avaliação médica. Quanto antes o paciente for diagnosticado, maiores são as chances de cura e qualidade de vida após o tratamento.

Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir.

A LMECC enfatiza que a doença surge após os 50 anos de idade. Ela tem como principal fator o tabagismo. Este tipo de câncer, aliado ao alcoolismo aumenta em até seis vezes a incidência da doença. Entre os anos de 2014 e 2019, mais de 800 pacientes foram diagnosticados e tratados deste tipo de câncer na Liga Mossoroense. Destes, 401 eram tabagistas e etilistas, 72 apenas tabagistas, e 22 apenas etilistas.

“Anteriormente, esse câncer atingia mais idosos, porém, hoje em dia, outros fatores também estão sendo determinantes para que ela chegue a pessoas mais jovens, abaixo dos 40 anos de idade. Exemplos disso são o tabagismo, o alcoolismo e o Papiloma Vírus Humano (HPV), que é transmitido por meio do sexo oral”, ressalta Geison.

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em aproximadamente 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

“Ao ser diagnosticado o paciente deverá passar por cirurgia, onde se faz a retirada do tumor. Posteriormente, podem ser feitas a radioterapia e a quimioterapia. Devemos tentar sempre descobrir precocemente, quanto mais cedo se descobrir, melhores resultados teremos”, finaliza o Diretor Médico.

JULHO VERDE - O QUE É?

O dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Trata-se de uma campanha que visa informar sobre o câncer de cabeça e pescoço, falando de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Ela é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço que objetiva conscientizar as pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço e a importância de se fazer a prevenção, ficando atento aos sinais de alerta da doença.

Fique atento aos sinais da doença:

– Rouquidão persistente;

– Nódulos no pescoço;

– Dificuldade para engolir;

– Mudança na voz;

– Manchas brancas na boca;

– Aftas frequentes;

– Lesões com sangramento na boca e dificuldade para cicatrização.

Principais sintomas

Nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias.

Lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias.

Rouquidão por mais de três semanas, em especial, em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas.

Principais fatores de risco

Tabagismo

Etilismo

Infecção por HPV (Papiloma vírus humano, relacionado ao câncer de orofaringe)

Tags:

Julho verde
câncer
pescoço
dagnóstic
Mossoró

voltar