Uma equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Mossoró encontrou sete pneus, seis de carro e um de moto, em poço de visita (tubulação para manutenção).
Segundo o órgão, os pneus estavam na rua Francisco Naelson Alves, na lateral do Caic, no bairro Belo Horizonte. A tampa da tubulação foi aberta, os pneus dobrados e colocados dentro da rede. Outra surpresa para a equipe foi encontrar carcaça de TV antiga também no poço de visita. Também foi retirado algo que parece ser restos de roupas e tecidos.
A Caern chama a atenção é que essa área não era atendida com esgoto e está dentro do cronograma de ampliação do saneamento básico em Mossoró. A Caern passou a fazer manutenção no local no final de 2018. O chefe de manutenção de esgoto de Mossoró, Alysson Dionizio, lembra que infelizmente essa conduta é comum.
“Cerca de 90% dos serviços de desobstrução estão relacionados ao mau uso do sistema”, explica Alysson. A companhia ressalta ainda que encontra vários objetos, além de gorduras e óleos. As ligações clandestinas de água de chuva, infelizmente, são muito comuns. Na rede de esgoto condominial também é encontrado lixo e falta manutenção por parte dos usuários.
A tubulação de esgoto é estreita e não suporta lixo. Qualquer tipo de entulho jogado pode misturar-se com outros e provocar o rompimento da rede. A orientação é que, jamais sejam jogados resíduos sólidos, em pias e vasos sanitários. Nem mesmo cotonetes, fio dental, fios de cabelo, cigarros, absorventes e preservativos. Jogue lixo em local apropriado e aguarde a coleta da prefeitura.
O órgão lembra também que esgoto não é lixeira, mas infelizmente muitas pessoas fazem do bem coletivo, um depósito de resíduos sólidos. Moradores acreditam estar se livrando de entulho, quando estão provocando um dano coletivo. Obstruir a rede de esgoto causa transtornos para muita gente e provoca rompimento de água servida nas ruas.
Tags: