Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 15 Jul 2020 | Redação Academias de Mossoró reabrem nesta quarta-feira, 15

Crédito da foto: Extraida do O Câmera Para funcionar, academias e box de crossfit precisam cumprir protocolos sanitários

Amina Costa/Da Redação

Nesta quarta-feira, 15, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) dá sequência ao plano gradual de reabertura do comércio mossoroense. Desta vez, as academias, centros de crossfit, estúdios de pilates e afins que não utilizem o sistema de ar condicionado poderão reabrir as portas, após quatro meses de atividades suspensas.

Este momento foi bastante aguardado pelos proprietários de academias e centros de treinamento da cidade, que tiveram que fechar completamente as portas desde o mês de março. Em alguns casos, antes mesmo do decreto que previa a suspensão das atividades dos estabelecimentos não essenciais, o movimento nas academias já era abaixo do normal.

“Desde o início de março, quando o país inteiro começou a se preocupar com a covid-19, muitos alunos já evitavam treinar, principalmente aqueles que frequentavam a academia em horário de pico (geralmente antes das 7h e após as 17h). Então, para o nosso segmento, as atividades foram comprometidas antes mesmo do decreto de suspensão”, relata Ana Luísa, proprietária de uma academia no bairro Bom Jardim.  

O plano de reabertura do comércio mossoroense foi iniciado no dia 1 de julho, com a abertura de lojas com até 300 m² e os boxes do Mercado Central. No dia 8 de julho, lojas de vários segmentos, inclusive restaurantes e lanchonetes, com até 600 m² também voltaram a funcionar. Agora, inclui-se na lista academias e afins, desde que não tenham sistema de ar condicionado.

Mesmo liberados para funcionar, estes estabelecimentos terão que cumprir uma série de determinações, visando garantir a segurança dos alunos e dos funcionários dos locais. Além de ter ventilação natural, o tempo de treino deve ser reduzido para 40 minutos, no máximo, o número de aluno por horário também deve ser controlado e não é permitido o compartilhamento de equipamentos.

“Existe um protocolo a ser seguido, determinado tanto pela Prefeitura de Mossoró quanto pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF). Por meio dele, fizemos uma série de adaptações no espaço, reduzimos o número de alunos pela metade e teremos espaços adequados para higienização do corpo e dos equipamentos que serão utilizados durante o treino”, relata Diego Abreu, sócio proprietário de um centro de Cross Training, no Alto de São Manoel.

Diego Abreu comenta que foi difícil se manter durante esses quase quatro meses em o box ficou fechado. “Vivemos momentos difíceis nesses meses porque somos novos no ramo e não tínhamos uma estrutura financeira, comparando a outros estabelecimentos. Tentamos manter as aulas online, mas nem todos os anos aderiram, e aos que aderiram, cobramos mensalidades mais baixas. Mesmo assim, as contas chegavam. Tentamos empréstimos, mas não conseguimos, devido a burocracia. Agora, com esse retorno, só podemos agradecer e trabalhar bastante para recuperar o tempo perdido”, finaliza.

Entre as determinações para reabertura estão o uso obrigatório de máscara, tanto dos alunos quanto dos professores, a disponibilidade de álcool 70% para alunos e a necessidade de distanciamento dos equipamentos. De acordo com o cronograma de reabertura do comércio, as academias que usam sistema de ar condicionado e têm estrutura maior só poderão reabrir para o público no dia 8 de agosto.

Próximos estabelecimentos a reabrir serão centros comerciais e bares

Como a reabertura do comércio mossoroense está ocorrendo de forma gradual, alguns empreendimentos ainda não foram contemplados com o retorno das atividades. Após as academias, centros de treinamentos e afins voltarem a funcionar, o próximo passo é reabrir centros comerciais e galerias, que não usem sistema de ar condicionado para funcionar.

Estes empreendimentos devem voltar às atividades no dia 22 de julho. Já restaurantes e bares com mais de 300 m² poderão reabrir a partir do dia 29 de julho, desde que também cumpram determinações previstas em decreto municipal. Para os restaurantes, é proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, é permitido apenas a permanência de quatro pessoas por mesa, mantendo a distância de 2m entre as mesas.

Os bares devem adotar as mesmas regras de distanciamento e de proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas. Os estabelecimentos não poderão realizar shows, festas e afins. É possível música ao vivo, desde que promovida por apenas 1 pessoa, sendo o músico e o instrumento, devendo se resguardar uma distância de 2m entre músico e as mesas do estabelecimento.

Ainda de acordo com o cronograma de reabertura, os últimos estabelecimentos que devem ser beneficiados com o retorno das atividades são as academias de grande porte, que utilizam o sistema de ar condicionado e o shopping center. Estes estabelecimentos devem reabrir apenas no dia 5 de agosto, e também deverão cumprir normas sanitárias para o funcionamento.

Tags:

academias
reabertura
pandemia
novo coronavírus

voltar