Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 18h00 | 20 Jul 2020 | Redação Rafael Fernandes passa a oferecer novo serviço para prevenção do HIV

Crédito da foto: Marcos Garcia/Arquivo O Rafael Fernandes oferecerá a partir desta terça-feira, 21, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

Edinaldo Moreno/Da Redação

O Hospital Rafael Fernandes passa a oferecer a partir desta terça-feira, 21, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O novo serviço de prevenção ao HIV utiliza da combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) como forma de bloquear o vírus.

A PrEP é uma estratégia de prevenção que envolve a utilização de um medicamento antirretroviral (ARV), por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do HIV através de relações sexuais. Há duas formas principais de PrEP: a PrEP Oral em forma de comprimido e a PrEP Tópica em forma de gel.

A medida é voltada para minimizar o risco de infecção por indivíduos que são mais susceptíveis. O tratamento só funciona se o usuário ingerir o medicamento diariamente e de uso contínuo e não previne com as outras IST's.

“Trata-se de uma atenção voltada para minimizar o risco de infecção por indivíduos que são mais susceptíveis. Utiliza-se a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) como forma de bloquear o vírus”, disse a coordenadora do SAE Hospital Rafael Fernandes, enfermeira Geórgia Viana.

É preciso frisar que o remédio, evidentemente, só tem esse efeito protetivo para quem não tem o vírus. Quem já tem o vírus, não deve tomar a PrEP, porque o esquema para tratar é diferente do esquema para a profilaxia.

Os candidatos a participarem da Profilaxia EP são Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), as pessoas trans, os profissionais do sexo e as pessoas que são parcerias de pacientes soropositivos.

“Ressaltamos que a PrEP só funciona se o usuário tomar o medicamento diariamente e de uso contínuo e não previne com as outras IST”, explica Geórgia.

Ao aderir à PrEP, o paciente precisará fazer visitas regulares ao serviço de saúde, realizar exames de acompanhamento para ver se o organismo está reagindo bem aos medicamentos e buscar a medicação a cada três meses. O comprimido deve ser tomado todos os dias, como prescrito.

A PrEP não substitui a camisinha. O paciente não deve parar de usar preservativos só porque está tomando a PrEP, pois ela só é eficaz contra a infecção pelo HIV. Já a camisinha oferece proteção contra todas as infecções sexualmente transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia).

As consultas podem ser agendadas via telefone (84)3315-3482 ou de forma presencial. Em virtude da pandemia, o hospital está trabalhando com limite de pessoal por turno de atendimento e o agendamento é necessário. Qualquer dúvida, o usuário pode procurar o serviço que fica localizado na Rua. Juvenal Lamartine, 03, Santo Antônio, em Mossoró.

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

O que é PrEP HIV?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

Como a PrEP funciona?

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar seu organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.

Mas ATENÇÃO: a PrEP só tem efeito se você tomar os comprimidos todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus.

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?

Após 7 dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

IMPORTANTE: a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.

Quem pode usar a PrEP?

A PrEP não é para todos. Ela é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. Você deve considerar usar a PrEP se:

Fizer parte de uma dessas populações-chave:

• Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);
• Pessoas trans;
• Trabalhadores(as) do sexo.

E, além disso, se você:

• Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
• Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento;
• Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
• Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Como posso começar a usar a PrEP?

Procure um profissional de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP. Na PrEP, você deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar sua medicação gratuitamente a cada três meses.

Tags:

prevenção
serviço
HIV
Rafael Fernandes
hospital

voltar