Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 14h45 | 21 Jul 2020 | Egresso da Ufersa conclui doutorado nos EUA sobre monitoramento da fauna da Amazônia

Crédito da foto: UFERSA Leandro concluiu Ecologia na UFERSA na época da graduação

Leandro do Nascimento, egresso do curso de Ecologia da Universidade Federal Rural Semi-Árido (Ufersa), defendeu na última sexta-feira, 17 de julho, a tese de doutorado “Ecoacoustic Methods for Multi-taxa Animal Surveys in the Amazon“, na Utah State University, em Logan, no estado de Utah, Estados Unidos. A pesquisa testa um novo método para o estudo da biodiversidade amazônica por meio do uso de gravadores autônomos para coletar os sons dos animais da floresta e a partir desses dados, usando algoritmos de aprendizado de máquina e outros métodos estatísticos, foi realizada uma previsão de quais habitats os animais usam na Amazônia e quais horas do dia estão mais ativos. Segundo o novo doutor, o estudo é importante, pois sugere que podemos monitorar a fauna ameaçada da Amazônia com métodos menos invasivos e mais baratos e um dos artigos científicos da tese já se encontra disponível online na revista Ecological Indicators (https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2020.106679). A pesquisa foi orientada pela Dra. Karen H. Beard.

Essa conquista começou a ser construída quando Leandro era estudante de escola pública em sua cidade natal, Salto, no interior de São Paulo. Em busca de novos horizontes, ele conseguiu uma vaga para estudar Ecologia na Ufersa. “Sempre gostei muito de viajar, mas sem dinheiro isso não era muito possível. Eu ter passado no “vestibular” na Ufersa através do ENEM e SISU foi a desculpa perfeita para eu finalmente começar a alçar voos mais altos”. E os voos estavam somente começando. Apesar das dificuldades iniciais de acompanhar o curso, ele logo se destacou quando as disciplinas começaram a se tornar mais específicas e aplicadas. “Sempre gostei de natureza, então estudar esses ecossistemas através do método científico foi uma combinação perfeita para mim! Meu conhecimento básico de inglês em 2012, me permitiu ganhar uma bolsa do programa Ciências Sem Fronteiras para estudar na conceituada University of Arizona, em Tucson, no Arizona. De lá voltei fluente e com alguns bons contatos e mais bagagem cultural. Isso, somado ao excelente ensino que recebi na Ufersa, me permitiu em 2015 aplicar e ganhar uma bolsa de estudos integral do CNPq-LASPAU para fazer o doutorado pleno no exterior”, relembra Leandro que passou os últimos 5 anos estudando na Utah State University.

Em Utah, o estudante também se destacou conduzindo um projeto de pesquisa internacional na Amazônia brasileira, em Roraima, e recebendo honrarias, como o prêmio de melhor estudante-professor do ano em 2019. Esse prêmio reconhece apenas um estudante de doutorado por ano que se destacou nas atividades de docência na universidade. “Aqui na Utah State University, eu lecionei mais de 5 disciplinas e alguns milhares de alunos, em sua maioria calouros que estavam tendo o primeiro contato com conceitos básicos de ecologia/biologia e o método científico”, pontua.

Leandro destaca a Ufersa como fundamental para a sua trajetória e agradece os professores do curso de Ecologia pela sua formação. “A Ufersa foi essencial na minha formação acadêmica. O corpo docente de Ecologia tem profissionais brilhantes e que realmente se preocupam com a formação dos alunos. Recebi educação de extrema qualidade na Ufersa que não deixou a desejar pra nenhuma outra universidade que estive aqui nos EUA. Mesmo após deixar a Ufersa sempre pude contar com a ajuda dos professores pra navegar a vida acadêmica e até encontrei alguns deles em conferências científicas internacionais pelo mundo. Obrigado professores!”, agradece o doutor.

O caminho percorrido por Leandro foi traçado por meio da participação em atividades extraclasse. Esse envolvimento, de acordo com o pesquisador, é necessario para os estudantes que almejam seguir o caminho da pesquisa. “Recomendo escolherem um assunto que são apaixonados ou que possuem grande curiosidade, o resto irá acontecer naturalmente. Para estudantes de graduação, também recomendo o envolvimento desde cedo em iniciações científicas, bolsas de monitoria, bolsas de extensão, atividades acadêmicas (centros acadêmicos e DCEs); isso vai fazer toda a diferença em sua educação e aumentar sua bagagem cultural e expandir seus conhecimentos”.

Preparando as malas para retornar ao Brasil em setembro, Leandro faz planos para iniciar um novo projeto de pesquisa e começar a sua carreira docente agora em solo brasileiro. “Estou curioso para avaliar o efeito das crescentes queimadas na Amazônia em sua rica biodiversidade. Também pretendo continuar as atividades de docência, pois amo ensinar”, conclui.

Do site da UFERSA.

Tags:

UFERSA
Amazônia
Aluno
Pesquisa

voltar