Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 13h00 | 17 Set 2020 | Redação Secretaria de Saúde inicia novo cronograma do Carro Fumacê em combate às arboviroses

Crédito da foto: Divulgação/PMM Esta primeira etapa contemplará com 15 bairros da Zona Leste da cidade

A partir da próxima segunda-feira (21) terá início o novo cronograma de atuação do Carro Fumacê em Mossoró. A medida de combate às arboviroses foi definida durante reunião entre a Coordenação de Endemias da Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Mossoró e técnicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O cronograma, com datas e horários que o Carro Fumacê passará em cada bairro foi definido na manhã desta quinta-feira. O supervisor geral de Endemias, Sandro Elias, explica que em Mossoró a ação será realizada em duas etapas, para contemplar todas as regiões da cidade, em especial os bairros com maior número de notificações de casos de dengue, zika vírus, chikungunya.

“Inicialmente serão contemplados simultaneamente 15 bairros na região do grande alto de São Manoel e demais bairros na Zona Leste, com cinco ciclos do Carro Fumacê, entre os dias 21 de setembro de 15 de outubro. Em seguida, a segunda etapa será realizada atendendo bairros da zona oeste da cidade a partir do dia 17 de outubro”, explica.

A Vigilância em Saúde e a Unidade de Vigilância em Zoonoses vem realizando constantes ações de prevenção e combate às arboviroses, mas é preciso que a população contribua evitando o descarte de lixo em locais inadequados, limpando seus quintais para eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, e ainda evitar armazenar água em reservatórios descobertos.

Sandro Elias lembra que o representante da Associação dos Criadores de Abelhas, Vitor Hugo, também participou da reunião. Ele foi informado sobre a realização dos novos ciclos do Carro Fumacê e ficou responsável por repassar as informações para os demais criadores, evitando que estes sejam prejudicados, já que as abelhas podem ser afetadas caso não sejam tomados cuidados especiais com o produto utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Bairros contemplados no primeiro e segundo ciclo:

Dom Jaime Câmara

Alto de São Manuel

Planalto 13 de Maio

Alto do Sumaré

Bom Jesus

Alagados

Costa e Silva

Rincão

Ilha de Santa Luzia

Pintos

Paredões

Doze Anos

Centro

Bom Jardim

Barrocas

Tags:

Mossoró
bairros
arboviroses
carro fumacê
dengue
chikungunya

voltar