Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 30 Out 2020 | Redação Ocupação de leitos críticos na Região Oeste é a maior em quase três meses

Crédito da foto: APAMIM/Divulgação A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 na região estava

Edinaldo Moreno/Da Redação

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Região Oeste registrada nesta quinta-feira, 29, até o fechamento desta edição estava em 70,49%. São seis hospitais que tratam de pacientes acometidos pelo novo coronavírus na região. A informação constava no Regula RN, ferramenta que acompanha em tempo real a situação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) regulados e privados contratualizados para atender a demanda da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

De acordo com a plataforma, esse é o maior índice registrado desde o dia 04 de agosto. Naquela data, a taxa de ocupação de leitos críticos na região estava em 82,81%. Dos 64 leitos disponíveis naquele dia, 53 estavam ocupados com pacientes em tratamento para a doença. Ontem (29) havia 18 leitos críticos disponíveis dos 66 atualmente disponibilizados.

O percentual de 70% registrado na tarde desta quinta-feira estava muito acima da média do Rio Grande do Norte e das regiões Metropolitana e Seridó. De acordo com o Regula RN, a ocupação geral de leitos como um todo no estado era de 44,2%. Já as regiões polarizadas por Natal e Caicó estavam com índice na casa dos 33% (33,8% para a Metropolitana e 33,3% para o Seridó).

A região estava mantendo índices abaixo dos 70% nesse período. O menor percentual verificado foi em 12 de setembro. Neste dia a taxa de ocupação esteve em 33,77%. Apenas 26 dos 77 leitos de UTI Covid naquela oportunidade estavam ocupados.

A administração do Regula RN informa que neste cálculo da taxa de ocupação de leitos críticos são desconsiderados os leitos bloqueados e destaca que o total de leitos bloqueados varia durante o dia.

A Central de Regulação do Oeste é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 2ª Mossoró, 6ª Pau dos Ferros e 8ª Açu.

SITUAÇÃO HOSPITAIS

Três hospitais na região estavam com 100% de ocupação nesta quinta-feira. Eram eles: Hospital da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), em Mossoró, Hospital Regional Hélio Morais Marinho (HRHMM), em Apodi, e Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos (HRNIS), em Assu.

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e o Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade (HRCCA), em Pau dos Ferros, estavam com 88,89% de seus leitos para o tratamento da Covid-19 ocupados na tarde de ontem. No entanto, esse percentual representa oito dos nove leitos UTI Covid ocupados nos dois hospitais.

Somente o Hospital de Campanha São Luiz (HCSL), também na Capital do Oeste, estava com taxa de ocupação de leitos críticos abaixo dos 50% até o fechamento desta edição. O HCSL tinha 14 leitos ocupados e 16 vagos. A unidade que serve de hospital de campanha na Capital do Oeste conta com 30 leitos de UTI. A taxa de ocupação estava em 46,7%.

As demais unidades hospitalares no território potiguar estavam com taxa de ocupação dos leitos para o tratamento da Covid-19 igual ou abaixo dos 75%.

HOSPITAL DA LIGA MOSSOROENSE DE ESTUDOS E COMABTE AO CÂNCER (LMECC)

Total de leitos: 05

Leitos ocupados: 05

Leitos vagos: 00

Leitos bloqueados: 00

Ocupação: 100%

HOSPITAL REGIONAL DR. CLEODON CARLOS DE ANDRADE (HRCCA)

Total de leitos: 09

Leitos ocupados: 08

Leitos vagos: 01

Leitos bloqueados: 00

Ocupação: 88,89%

HOSPITAL REGIONAL HÉLIO MORAIS MARINHO (HRHMM)

Total de leitos: 03

Leitos ocupados: 03

Leitos vagos: 00

Leitos bloqueados: 00

Ocupação: 100%

HOSPITAL REGIONAL NELSON INÁCIO DOS SANTOS (HRNIS)

 Total de leitos: 10

Leitos ocupados: 08

Leitos vagos: 00

Leitos bloqueados: 02

Ocupação: 100%

HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA (HRTM)

Total de leitos: 09

Leitos ocupados: 08

Leitos vagos: 01

Leitos bloqueados: 00

Ocupação: 88,89%

HOSPITAL DE CAMPANHA SÃO LUIZ (HCSL)

Total de leitos: 30

Leitos ocupados: 14

Leitos vagos: 16

Leitos bloqueados: 00

Ocupação: 46,7%

Fonte: Regula RN

Tags:

taxa
ocupação
leitos críticos
Região Oeste
Mossoró

voltar