Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h00 | 28 Dez 2020 | Redação Hospital Veterinário da Ufersa reabre em janeiro apenas para consultas e cirurgias

Crédito da foto: Reprodução Reitora Ludimilla Oliveira reuniu equipe para definir reabertura do hospital

Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai abrir no próximo dia 11 de janeiro de 2021 o Hospital Veterinário Jerônimo Rosado (Hovet). A unidade está fechada desde o dia 17 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o diretor do Hovet, veterinário Klívio Tomaz, nesse primeiro momento, haverá atendimento somente para consultas e cirurgias. Serão realizados seis atendimentos para consultas e um atendimento para cirurgia por dia.

“O retorno dos atendimentos começará no dia 11 (de janeiro) para todas as espécies e para todas as áreas que a gente trabalha com número reduzido e horário das 07h às 13h, com horário corrido no primeiro momento. Serão agendados os procedimentos em cães e gatos. Serão seis animais todas as manhãs. O agendamento será feito via telefone e num horário determinado por ordem de quem ligou primeiro. Geralmente a gente faz isso na sexta-feira antecedente que segue”.

A marcação da consulta será exclusivamente por telefone com número a ser divulgado posteriormente nas redes sociais e site da Universidade. Além dos profissionais, o atendimento será feito por 20 residentes do Hovet.

O diretor informou que o hospital veterinário tem uma média aproximada de 500 atendimentos por mês e que a pandemia afetou esse quantitativo.

“A gente tem uma rotina de uns quinhentos atendimentos por mês entre animais silvestres e de grande porte. Essa é mais ou menos a média, pouco menos pouco mais, às vezes. A pandemia prejudicou nesse sentido. Nosso quantitativo anual é 4,5 mil atendimentos. Varia de área a área. No caso de cães e gatos, de maneira programada, a gente atendia 16 animais durante o dia, manhã e tarde. Têm os casos de animais que vêm de outro município, isso elevava para mais o quantitativo de atendimentos. Animais de grande porte variam de um a dois. Por dia, em média tem 25 atendimentos”.

A reitora Ludimilla Oliveira reconhece a importância da abertura gradual do Hospital Veterinário que se encontra fechado há quase 10 meses. “A Universidade continuará com o ensino remoto, embora, em alguns momentos, devemos utilizar o sistema híbrido para não prejudicar os estudantes, como é o caso do hospital veterinário”, afirmou.

A decisão para a abertura foi tomada durante reunião com a participação da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira; o diretor do Hovet, o veterinário Klívio Tomaz; o pró-reitor adjunto de administração, Carlos Eugênio; o superintendente da Sutic, João Phellipe e, os integrantes da Comissão Especial de Emergência da Covid-19, a professora Danielle Martins (engenheira de segurança do trabalho) e o professor João Marcelo Antunes (médico veterinário). O encontro foi realizado na semana passada.

NORMAS DE SEGURANÇA

A reabertura na segunda semana do ano novo vai obedecer todas as normas de segurança sanitária para evitar a contaminação e propagação da Covid-19.

Klívio Tomaz explica também que não haverá atendimento de urgência e emergência e que só serão realizados aqueles que agendarem previamente. No caso dos animais que precisarem de internamento, eles serão encaminhados.

“A gente vai deixar bem claro para a população que não terá atendimento de urgência e emergência, só serão atendimentos puramente agendados. Os casos de animais que precisam de internamento, eles vão ter que serem encaminhados. Os animais só vão entrar na universidade após a conferência realizada na guarita. Essa conferência em lista na guarita é quando o animal vai ter acesso às dependências da universidade para acessar o hospital veterinário. No caso de grandes animais e animais silvestres será uma questão diferente. Esses animais a gente vai ver uma forma de comunicação diretamente com o setor e eles vão entrar sem agendamento prévio, não precisará de agendamento prévio no caso dessas espécies”.

Segundo o médico veterinário, João Marcelo, integrante da Comissão Especial de Emergência da Covid-19, o atendimento vai seguir todas as normas estabelecidas no Protocolo de Biossegurança instituído pela Ufersa. O uso de máscara será obrigatório em todas as dependências do Hovet, bem como o distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre as pessoas. A temperatura será aferida e a higienização das mãos com álcool em gel 70%. O produto estará disponível no totem com pedaleira. Também será disponibilizado um tapete sanitizante para a higienização dos calçados.

Com a normatização não serão permitidas crianças, idosos, gestantes e pacientes crônicos nas dependências do hospital. Os internamentos só com encaminhamento após a consulta do animal. Outra recomendação é para que os tutores dos animais aguardem na área externa do hospital antes e durante a consulta. Portanto, obrigatoriamente, não será permitida a presença deles dentro do hospital. Os animais só terão acesso às dependências do hospital com focinheiras e/ou caixa de transporte e, por último, caso não seja possível à realização das medidas de biossegurança, o animal será encaminhado para atendimento privado.

Ainda de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos, haverá um controle de entrada no acesso à universidade para o atendimento dos animais. “O acesso será feito pela guarita. Só vai acessar quem tiver nome, no caso dos cães e gatos, que é a maior demanda, e dos animais de grande porte e silvestres a gente vai ter uma comunicação direta com os veterinários responsáveis e não vai precisar de agendamento prévio”, disse Klívio.

“A pessoa quando chegar aqui no hospital veterinário vai ter de estar de máscara, como a gente ver em outras repartições, vai passar por um processo de desinfecção com álcool em gel. O animal também será higienizado. A gente vai ter todo um controle na portaria. Todo fim de tarde será entregue uma lista para quem vai entrar no dia subsequente”, completou.

HOVET

O Hospital Veterinário está localizado no Campus Oeste da Ufersa. Ele tem por finalidade servir como base de apoio às ações regulares de ensino de graduação, de pesquisa, de pós-graduação e de extensão do curso de Medicina Veterinária da UFERSA, por meio da prestação de serviços à comunidade sob a forma de atendimento médico-veterinário.

A unidade também realiza atendimento médico-veterinário aos semoventes da instituição e aos experimentais e possibilita treinamento aos estudantes estagiários da UFERSA, mediante o oferecimento de programas de estágios previamente elaborados pelo Colegiado de Curso, conforme previsão do projeto pedagógico do Curso de Medicina Veterinária.

Também treina por meio de convênio, a estudantes estagiários oriundos de outras instituições e realiza seminários, simpósios, conferências, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UFERSA, mantendo o intercâmbio técnico-científico e cultural com outras instituições, visando à difusão do conhecimento gerado no HOVET. Por fim, possibilita a especialização multidisciplinar de médicos veterinários por meio de programas de residência e aprimoramento profissional.

Antes do fechamento por conta da pandemia da Covid-19, o hospital atendia de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

 

Tags:

Mossoró
Ufersa
Hospital Veterinário
animais
Ludimilla Oliveira

voltar