Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 12 Jan 2021 | Redação Hospital Veterinário da Ufersa, campus de Mossoró, retoma atendimento ao público

Crédito da foto: Arquivo Campus Central da Ufersa, localizado em Mossoró

Por Amina Costa - Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta segunda-feira, 11, foram retomadas, de forma gradual, as atividades do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O retorno, que ocorreu 10 meses após a suspensão das atividades por causa da pandemia da covid-19, beneficia toda a comunidade acadêmica, bem como os demais mossoroenses que não têm como pagar pelo serviço clínico e cirúrgico que é oferecido pela rede particular.

Os estudantes residentes aguardavam o retorno deste espaço porque eles precisam do local para realizar as aulas práticas, necessárias para a conclusão do curso.  Esse é o caso da residente em anestesiologia, Larissa Alves, que necessita do conhecimento prático para concluir a especialização. “Estou muito feliz com a reabertura do hospital para que os residentes possam complementar os muitos dias de estudos com a prática médica veterinária”, expressou a residente.

O diretor do Hospital Veterinário, Klívio Tomaz, informou que, desde o mês de setembro, a direção do hospital vem dialogando com a reitoria e a Pró-Reitoria de pós-graduação para a reabertura da unidade, levando em consideração a necessidade dos residentes.  “Precisamos ampliar o atendimento, inclusive, adotando o horário corrido. A meta é abrir a prática veterinária também para os estudantes de graduação o mais breve possível”, adiantou o diretor.

A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Débora Façanha, ressaltou a importância da reabertura do local, já que, segundo ela, é impossível concluir alguns cursos sem as aulas práticas. “Sabemos da importância do Hospital Veterinário no contexto da saúde pública de Mossoró e Região, bem como para os nossos residentes. É impossível concluir uma especialização de forma remota”, reconheceu.

Ao todo, são 20 médicos veterinários cursando residência na Ufersa. O atendimento vem sendo realizado obedecendo todos os protocolos contidos no Plano de Biossegurança da Ufersa para enfrentar a pandemia da Covid-19. No primeiro dia de reabertura, seis animais receberam atendimento no Hospital Veterinário da Universidade.

O Hospital Veterinário da Ufersa tem sua importância reconhecida por toda a sociedade mossoroense, devido aos serviços prestados a ela. Além de atendimento médico, os animais domésticos podem ser submetidos a cirurgias de urgência, bem como a serviços agendados, como exames e castração. 

Tags:

Hospital Veterinário
Ufersa
Mossoró
animais

voltar