Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 20 Jan 2021 | Redação Ufersa e Insa viabilizam parcerias voltadas para o desenvolvimento do semiárido

Crédito da foto: Cedida Reitora Ludimilla Oliveira observa produção de cactáceas in vitro que é uma tecnologia desenvolvida

O Instituto Nacional do Semiárido – Insa – é o novo parceiro da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A iniciativa, viabilizada nesta terça-feira, 19, é para cooperação técnica entre as duas instituições federais. O Insa é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC – com sede em Campina Grande, na Paraíba, e com atuação em todo o semiárido brasileiro.

A cooperação técnica foi apresentada durante visita da reitora, professora Ludimilla Oliveira, a Sede do Instituto. “A ideia é beneficiar todas as linhas de pesquisas nas quais a Universidade atua, principalmente, a das ciências agrárias que compreende as áreas animal e a vegetal”, afirmou a reitora. Os termos da cooperação técnica serão oficializados nos próximos dias.

A professora adiantou que a Ufersa vai receber do Insa bovinos curraleiro pé-duro para o desenvolvimento de pesquisas. Outra iniciativa discutida foi a produção in vitro de cactáceas, tecnologia já utilizada pelo Insa. A diretora do Instituto, Monica Tejo, se mostrou receptiva para mais essa cooperação voltada para a transferência dessa tecnologia para a Universidade. “Os encaminhamentos vão possibilitar para que a Ufersa e o Insa possam trabalhar conjuntamente”, pontuou.

A partir de agora qualquer pesquisador interessado em adentrar nas linhas de pesquisas desenvolvidas pelas duas instituições será encaminhado sem problema. “Não tenho dúvida da importância dessa parceria que em breve assinaremos”, afirmou a reitora. Ludimilla adiantou que os entendimentos foram iniciados por ocasião do Fórum do Desenvolvimento do Semiárido, realizado no último mês de dezembro, em Mossoró. “Além da importância para a pesquisa, essa parceria com o Insa representa mais alternativas para o crescimento e desenvolvimento do semiárido”, concluiu a reitora da Ufersa.

Fonte: Ufersa/Comunicação

Tags:

Ufersa
Reitoria
Ludimilla Oliveira
semiárido
Mossoró
Campina Grande
Insa

voltar