Com novo nome - Best Nuts - a indústria de beneficiamento de castanha vai reabrir com apoio do Proedi. No primeiro momento, oferecerá 400 empregos diretos, devendo esse número subir para 700 até setembro. A antiga Aficel está fechada desde 2014
A indústria de beneficiamento de castanha Aficel, localizada em Mossoró, será reaberta em fevereiro depois de seis anos fechada. Volta com novo nome, se chamará Best Nuts, e novos diretores. Um deles é o empresário José Luiz, conhecido como “Gordo da Pedreira”, que entrou em sociedade com os antigos donos Ademus Ferreira e Ferreirinha.
Os empresários foram recebidos em audiência pela governadora Fátima Bezerra (PT), nesta quarta-feira (27). Na oportunidade, a governadora garantiu o apoio por meio de incentidos do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI).
A Best Nuts vai gerar inicialmente 400 empregos diretos, com previsão de aumentar para 700 empregos até setembro deste ano.
"Em meio a esta forte crise sanitária temos a confirmação de que a Best Nuts inicia suas atividades em Mossoró. Digo, seguramente, que isso é resultado das ações do nosso governo e, especificamente da reformulação do antigo Proadi, que passamos a denominar Proedi”, destacou a governadora.
A governadora afirmou que Proedi incentiva a permanência e atração de indústrias para o Rio Grande do Norte e conteve o fluxo migratório de empresas do RN para outros estados. Isso significa mais empregos e mais cidadania para a população do estado. O diretor da Best Nuts, José Luiz, reconheceu: "Sem o Proedi, com certeza a nossa seria mais uma empresa a se instalar no Ceará", declarou, acrescentando que a produção começa no início de março com 400 funcionários e em setembro deve chegar a 700.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, reforçou que o Proedi incentiva socioeconômico do estado. Além da Best Nuts em Mossoró, outra indústria de beneficiamento de castanha de caju voltará a operar nos próximos meses em São Paulo do Potengi, com apoio do Proedi. "Neste caso a empresa vai gerar inicialmente 150 empregos diretos", ressaltou Jaime Calado acrescentando que a demanda por castanha estimula a cultura do cajueiro.
Acompanhada também pelo vice-governador Antenor Roberto e pelos secretários adjunto da Sedec, Sílvio Torquato, e do Gabinete Civil, Socorro Batista, a governadora recebeu, além de José Luiz, os diretores da Best Nuts - José Pedro e Samuelson Pinto.
Tags: