Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h45 | 16 Abr 2021 | Redação Ministério da Educação abre 20 novas vagas para professores da Ufersa

Crédito da foto: Arquivo Campus Central da Ufersa, em Mossoró

Por Amina Costa - Repórter do JORNAL DE FATO

O quadro de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) será ampliado em breve. Uma publicação da Portaria nº 213, de 14 de abril, no Diário Oficial da União (DOU), trouxe a concessão, por parte do Ministério da Educação (MEC) de 20 novas vagas para professores da instituição. Além da Ufersa, a Universidade Federal do RN (UFRN) também será contemplada com mais cinco docentes no quadro efetivo.

A reitora da Ufersa, a professora Ludimilla Oliveira, que está em Brasília, cumprindo agenda administrativa, comemorou a notícia e informou que o concurso para docentes irá melhorar a qualidade dos cursos da instituição. “Desde que assumimos temos mantido contatos diretamente com o Mec para a liberação dessas vagas para professor efetivo para a reorganização dos cursos acadêmicos e fortalecer e melhor organizar as cargas horárias dos cursos na instituição”, afirmou.

A reitora lembrou que a Ufersa, por meio da sua equipe de gestão, já tem um levantamento feito junto aos departamentos, centros e diretores dos Campi para a distribuição das novas vagas. “Estamos muitos felizes com a boa notícia e quero agradecer todo o apoio dado pelo Mec aos pleitos apresentados pela Ufersa”, concluiu.

A Portaria nº 213 dispõe sobre o remanejamento de cargos de vagas da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, e a redistribuição de cargos de vagas de docentes da Carreira do Magistério Superior, para recomposição de bancos de professor-equivalente. Esta Portaria entra em vigor em 3 de maio e, além da abertura de novas vagas, ela traz ainda a redistribuição de vagas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para o Ministério da Educação.

“O provimento aos cargos desta Portaria, estão condicionados à observação dos incisos: I - os cargos serão providos com saldo do banco de professor-equivalente existente na Ifes; II - deverá ser observado o disposto na Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020; III - a Ifes deverá ter disponibilidade orçamentária para comportar os novos provimentos, conforme prevê o art. 11 da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e IV - deverão ser observados os normativos vigentes à época”, informa a Portaria.

Atualmente, a Ufersa está presente nos municípios de Mossoró (campus central), Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Em Mossoró, são ofertados 21 cursos de graduação em áreas como Ciência e Tecnologia, Agronomia, Direito, Medicina, entre outras. Nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, a Ufersa disponibiliza sete cursos em cada município, que incluem Pedagogia, Letras e Arquitetura e Urbanismo.

Além dos cursos de graduação, a Ufersa ainda dispõe de cursos de Pós-Graduação, sendo 12 na modalidade Lato Senso e 19 na modalidade Stricto Senso. Os cursos de pós-graduação incluem desde a especialização até o mestrado e doutorado. Ao todo, a Ufersa conta com quase 10 mil alunos, divididos nos seus quatro campi.

Tags:

Ministério da Educação
professores
concurso público
Ufersa
Universidade
ensino superior
Mossoró
RN
IFRN

voltar