Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO
A campanha 18 de maio em Mossoró será lançada nesta sexta-feira, 7, às 09 horas no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Estirão do Equador, no bairro Abolição IV. A cerimônia terá a participação do prefeito Allyson Bezerra, da secretária do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda e convidados.
A data celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A assistente social e coordenadora do CREAS, Laura Poliana, explica que o evento é para apresentar todo o organograma de ações da campanha, que em virtude da pandemia, algumas delas tiveram de ser reorganizadas para proteger profissionais e usuários.
“O 18 de maio é um tema muito importante a ser trabalhado durante todo o ano junto aos equipamentos sociais da Prefeitura e em época de pandemia nós temos que nos adequar para realizar as ações de forma protetiva, que proteja os profissionais e nossos usuários”.
Laura Poliana destaca entre as ações da campanha neste ano a abordagem social. “Dentre as ações queremos destacar a questão da abordagem social junto a bares, postos de combustíveis, casas de drinks, no sentido de orientar aos proprietários no que concerne a questão do combate ao abuso da exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse ressaltando que essas abordagens terão apoio de forças de segurança e conselhos tutelares. “as abordagens sociais serão feitas em articulação em parceria com os conselhos tutelares de Mossoró, Polícia, com a Guarda Civil Municipal, com a equipe da Patrulha Maria da Penha”.
A programação do 18 de maio terá ainda divulgação de combate ao abuso de exploração sexual nas mídias (TV, rádio). “As equipes vão orientar sobre o que é o abuso sexual, o que é a exploração sexual, o que é a violência sexual, quais as formas de prevenção, quais as formas de combate e como procurar o Disque 100”.
Farão parte da campanha todos os CRAS, CREAS, equipamentos da Prefeitura de Mossoró, equipamentos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Ministério Público.
“Estamos também realizando um trabalho com a Secretaria de Educação, junto as escolas públicas, de forma remota no sentido de proporcionar aos alunos e pais essa informação importante sobre o 18 de maio e no sentido de assegurar a proteção em virtude da questão da pandemia”, finalizou Laura Poliana.
Tags: