Teve início nesta segunda-feira a aplicação da segunda dose da vacina produzida pelo Butantan em idosos acima de 60 anos que tomaram a primeira dose entre os dias 25 e 27 de março. A aplicação da 2ª dose para profissionais de saúde ainda não tem data
Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO
Mossoró vai receber mais 370 doses da vacina CoronaVac para a aplicação naquelas pessoas que tomaram a primeira dose e ainda esperam receber a segunda dose do imunizante. A informação foi confirmada ao JORNAL DE FATO pelo coordenador de imunização do Município, Etevaldo Lima.
Em material enviado para a imprensa, a Sesap informava que havia iniciado a distribuição das 5.800 doses da CoronaVac que chegaram ao Rio Grande do Norte no último sábado, 1°, mas que até o fechamento desta edição, Etevaldo Lima informara que à Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia chegado oficialmente esse novo lote para a cidade.
Teve início nesta segunda-feira, em Mossoró, a aplicação da segunda dose da vacina produzida pelo Instituto Butantan em idosos acima de 60 anos que tomaram a primeira dose entre os dias 25 e 27 de março. A aplicação da 2ª dose para profissionais de Saúde será comunicada oportunamente, mediante disponibilidade de vacinas. A segunda dose da CoronaVac e a imunização de pessoas com Síndrome de Down e com deficiências é aplicada no ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI).
A vacinação desses idosos que tomaram a primeira dose da CoronaVac no final de março segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A nota informativa nº 05 enviada pela pasta estadual recomenda que a aplicação desta segunda dose seja para “aquelas com o tempo de atraso maior de D2” e que “nesse momento inicial, identificou-se pessoas que, passados mais de 28 dias após a D1 (considerado o "último dia do prazo ideal"), não tomaram a D2” e também para aquelas com faixas etárias mais elevadas (mais idosas).
FIM DE SEMANA
Mossoró aplicou no último fim de semana 2.042 doses da vacina AstraZeneca. A maioria foi aplicada em pessoas pertencentes ao grupo das comorbidades da faixa etária de 55 anos ou mais, ou seja, com diabetes, hipertensão, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, cerebrovascular e ainda, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida e com doenças renais crônicas. De acordo com a SMS, no sábado, 1°, foram aplicadas 874 doses, enquanto que no domingo, 2, o número subiu para 1.168.
Estas se juntam aos dois primeiros grupos das comorbidades que começaram a serem vacinados na semana passada com doses da vacina Astrazeneca/Oxford: pessoas com deficiência e com Síndrome de Down.
GESTANTES E PUÉRPERAS
Outro grupo prioritário que começou a ser vacinado foi das grávidas acima de 18 anos e das puérperas com comorbidades. A vacinação delas começou ontem (3) e ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Tags: