O número consta na nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde e obtida pelo DE FATO.COM. Levantamento da própria Sesap aponta que quase 12 mil mossoroenses aguardam o reforço da segunda dose do imunizante
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou na manhã deste sábado, 8, uma nota técnica com o quantitativo de doses de que cada município do Rio Grande do Norte vai receber da nova remessa da vacina Coronavac para suprir o déficit vacinal da segunda dose. De acordo com o documento, Mossoró receberá 1.010 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
Como se sabe, o quantitativo não é suficiente para imunizar todos os mossoroenses que já receberam a primeira dose da Coronavac e aguardam o reforço. Levantamento da própria Sesap divulgou nessa semana aponta que a Capital do Oeste tem 11.922 pessoas que esperam tomar a segunda dose da vacina. Em todo o RN são 87.098 potiguares que estão com doses em atraso, sendo 26.353 por conta de doses não enviadas pelo ministério e por frascos que vieram com menos do que as dez doses estipuladas.
O estado recebeu 15.600 doses, mas só distribuirá 15.440 para as cidades potiguares, conforme explica a nota. Segundo a Sesap, ficou pactuado que ficaria armazenada 1% da reserva técnica na Central estadual. O quantitativo atende apenas 17,9% dos mais de 87 mil potiguares com o esquema vacinal em atraso.
Com o objetivo de atenuar a situação, a Sesap e o Governo do Estado mantiveram contato com o Ministério da Saúde durante toda a semana, requisitando oficialmente as vacinas necessárias para atender todos com a segunda dose atrasada. O pedido, porém, não foi atendido. De acordo com sinalização do ministério, um novo lote de Coronavac deve ser entregue apenas no próximo fim de semana.
A assessoria de comunicação da pasta estadual informou ao DE FATO.COM que uma parte das doses começará a ser distribuída a partir do meio-dia deste sábado e a outra a partir das 15 horas também de hoje.
RECOMENDAÇÕES
A nota também traz três recomendações classificadas como importantes pela secretaria. A primeira recomendação é para que os municípios não use a vacina Coronavac recebida deste lote como D1 (primeira dose).
A segunda pede que os municípios que finalizaram todas as D2 (segunda dose) da vacina Coronavac e continuam com algum estoque de vacinas recebidas para D2 na rede de frio municipal, deverão devolver à Rede de Frio Estadual, para serem redistribuídas para outros municípios que ainda não completaram seus esquemas.
Por fim, a terceira recomendação é para que administração da D2 (segunda dose) da vacina chinesa deve ser priorizada de acordo com o maior tempo de atraso para completar o esquema.
O recebimento das remessas de doses da Coronavac pelo Ministério da Saúde será priorizado apenas para o uso de D2 até que se conclua os esquemas já iniciados em remessas anteriores.
Tags: