Secretária de Educação, Hubeônia Alencar, atesta que município elaborou um Plano de Retomada das Aulas Presenciais, mas ressalta que o retorno depende da vacinação dos professores. Os alunos da rede pública não têm aula presencial desde março de 2020
Por Amina Costa - Repórter do JORNAL DE FATO
Na semana passada, o Governo do Estado publicou um documento contendo o Plano de Retomada das Aulas Presenciais. O documento, que continha recomendações sobre as etapas da migração para o ensino híbrido e sobre os protocolos sanitários a serem adotados, apontava ainda a criação de planos de retomada por parte das gestões municipais.
Diante desta exigência do Governo Estadual, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), por meio da Secretaria Municipal de Educação, elaborou um Plano de Retomada das Aulas Presenciais da Rede Municipal. Este plano reúne recomendações sanitárias, medidas de biossegurança e normas de prevenção à covid-19, para uma retomada segura das aulas presenciais da rede municipal.
No entanto, a Secretaria explica que, apesar da elaboração do plano, ainda não existe uma data definida para o retorno das aulas presenciais. Isso ocorre porque, assim como prevê o documento do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Educação condiciona este retorno à vacinação dos professores.
“A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando, desde o início do ano, paralelamente com aulas remotas e a preparação para o retorno das aulas presenciais. No que se refere ao retorno presencial, elaboramos o Plano de Retomada para o retorno no sistema híbrido de forma gradual, de forma escalonada por rotação, de forma responsável. No entanto, consideramos que ainda não é o momento seguro para este retorno, pois somos sensíveis à luta dos professores, a pauta dos professores para inclusão dos profissionais de educação no Plano Nacional de Imunização”, destacou a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.
A secretária informou ainda que, além do plano, a Secretaria trabalha junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) na reforma e manutenção de algumas escolas da rede pública, para garantir maior segurança quando ocorrer o retorno das aulas. “A previsão inicial é que 20 unidades de ensino tenham as instalações recuperadas até junho. Porém, o número de unidades beneficiadas deve ser ampliado para atender todas as escolas municipais e Unidades de Educação Infantil”, informa.
Estão sendo prioritárias as escolas e creches que não têm condições de acessibilidade, estão com os banheiros precários e que apresentam problemas com infiltração. De acordo com a Secretaria, a manutenção tem como objetivo melhorar as condições de infraestrutura, beneficiando a comunidade escolar para quando as atividades presenciais forem retomadas.
A secretária, Hubeônia Alencar, informa que, além das diversas escolas que estão em manutenção, a Secretaria também vem trabalhando na manutenção dos transportes, no que diz respeito aos processos licitatórios e de trâmites burocráticos. A intenção é que, a partir do momento que ocorrer o retorno presencial, os estudantes terão um transporte de qualidade e segurança para frequentar as escolas.
Desde março, os mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino estão tendo aulas remotas. Essa modalidade foi mantida para crianças e adolescentes de Mossoró diante do agravamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte. “No que se refere às aulas remotas, nós temos assumido essa responsabilidade, investindo na formação dos profissionais, no envolvimento da família, no acompanhamento cuidadoso das aulas”, ressaltou a secretária de Educação.
Tags: