Domingo, 26 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 01 Jun 2021 | Redação Governo vai reservar 10% de cada novo lote para vacinação para a educação

Crédito da foto: Ilustração Mossoró recebe mais um lote de vacinas contra a Covid-19

Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), chefiada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e integrada pela representação de municípios e outros órgãos, acertou os próximos passos do esquema de vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte.

O encontro definiu que serão reservados 10% de cada novo lote de vacinas para os trabalhadores da educação. O cronograma do Ministério da Saúde estabelece que a imunização desse grupo vá ser iniciada com todos os trabalhadores de creches e pré-escolas e seguindo até o ensino superior.

"Esta reunião é muito importante, para pactuar e coordenar esse importante passo para iniciar a vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores da Educação em todo o Rio Grande do Norte. Esperamos que as vacinas cheguem ainda esta semana, para darmos início ao processo de imunização em todo o estado. Este é um passo fundamental para que possamos retomar de forma híbrida, gradual e segura as atividades presenciais na educação. E assim, será possível que as crianças e jovens possam retomar o seu direito às aulas presenciais", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Também ficou acordado que cada município traçará sua estratégia de vacinação e de progressão entre os grupos e unidades de ensino a partir da quantidade de doses recebidas, de acordo com o censo municipal de escolas.

A imunização contra a Covid-19 para o grupo foi autorizada na última quinta-feira, 27, pelo Ministério da Saúde e aguarda somente a chegada das vacinas esta semana. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, um novo lote deve chegar ao território potiguar entre quarta-feira, 2, e quinta-feira, 3.

“A inclusão dos trabalhadores de educação é fruto de uma batalha que estamos liderando desde dezembro, com as entidades dos movimentos sociais, junto aos governadores, sempre com o apoio muito importante do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). É importante destacar que serão atendidos, assim como reivindicamos, todos os trabalhadores que atuam na educação, desde a creche até o ensino superior, em todas as esferas, seja na rede pública ou privada", celebrou a chefe do executivo potiguar.

A Sesap explica que a vacinação contra a Covid-19 no território potiguar seguirá conforme aponta o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS), atendendo grupos paralelamente.

A pasta estadual detalha que o primeiro eixo é a conclusão do grupo atual, de pessoas com comorbidades e deficiência permanente que estejam cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou não, além da população em situação de rua e funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

A secretaria estadual ressalta ainda que em conjunto também serão vacinados os integrantes das forças de segurança e forças armadas que não estão atuando na linha de frente da pandemia, trabalhadores do transporte coletivo, taxistas, motoristas de aplicativo e “motoboys’, do transporte ferroviário, do transporte aeroviário, do transporte aquaviário, caminhoneiros, trabalhadores industriais e de limpeza urbana/manejo de resíduos, cumprindo assim com todos os grupos prioritários que estão previstos no PNI, conforme a faixa etária.

MOSSORÓ

Os trabalhadores da educação que atuam em creches e pré-escola em Mossoró começaram a ser vacinados contra o novo coronavírus nesta segunda-feira, 31. Esse grupo deve se deslocar ao ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI), que funciona de segunda a sábado das 08h às 16h.

O início da aplicação da primeira dose desse novo grupo só foi possível por conta da baixa procura por vacina no último fim de semana. A informação foi confirmada pelo coordenador de Imunizações do Município, Etevaldo Lima.

“Diante do número de pessoas vacinadas nesse final de semana, principalmente no domingo, onde as 10 unidades básicas de saúde estavam esperando esse público para imunizá-lo, só 351 pessoas se vacinaram. Diante das doses remanescentes que estão disponíveis decidiu-se ampliar essa vacinação dos trabalhadores da educação”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica que podem tomar a 1ª dose da vacina todos os servidores lotados nas referidas unidades, como professores, membros da direção, coordenação, supervisão escolar, vigilantes e Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs).

Os documentos (originais e cópias) exigidos são: documento de identificação pessoal com foto e declaração da instituição de ensino que afirme a condição e a lotação do trabalhador na unidade escolar.

As secretarias de Saúde e de Educação do município comemoraram o início da imunização de trabalhadores da educação na cidade.

“É significativo o início dessa vacinação. É muito especial que essas pessoas tenham logo sua imunização efetivada. Iniciamos hoje (segunda-feira) no município a vacinação dos trabalhadores da educação, primeiro do nível creche e do nível pré-escolar e à medida que forem chegando doses ao município nós vamos aumentar esse nível para que a gente consiga vacinar toda a classe dos trabalhadores da educação”, comemorou Morgana Dantas, secretária de Saúde.

 “Nós estamos muito felizes acompanhando aqui (referindo-se ao ginásio do Sesi) os primeiros colegas professores a serem vacinados com muita esperança”, disse a titular da Educação, Hubeônia Alencar.

As duas lembraram ainda que a primeira vítima a ser internada em estado grave da Covid-19 no ano de 2020 em Mossoró foi uma professora da UERN e a primeira vítima fatal foi um professor da UERN.

 

Mossoró recebe remessa com 342 doses da vacina da Pfizer

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribuiu nesta segunda-feira, 31, um novo lote com 9.360 doses da vacina da Pfizer aos 167 municípios potiguares. Desse total, Mossoró recebeu 342 doses do imunizante.

O público-alvo para a imunização é composto por mulheres grávidas e puérperas - mães com filhos com até 45 dias de vida.

A pasta estadual informou que pouco mais de 10 mil doses da vacina da Pfizer já foram distribuídas a municípios do interior potiguar.

Tags:

Vacina
Covid-19
pandemia
professores
educação
RN
Mossoró

voltar