Por Amina Costa/Repórter do JORNAL DE FATO
Os impostos são tributos arrecadados por todo e qualquer governo com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social e financiar projetos que auxiliam a população nos mais diversos setores, como educação, saúde, transporte, segurança, entre outros. A forma como os impostos são cobrados depende da política de cada governo.
O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e, nem sempre o que é pago pelo consumidor é revertido em serviços de qualidade. São impostos federais, estaduais e municipais que elevam significativamente os valores dos produtos. Muitos brasileiros sequer têm noção do quanto é pago em impostos.
Por esse motivo existem os impostômetros, que são ferramentas que contabilizam o quanto é arrecadado somente com imposto. Em Mossoró, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) instalou, no centro da cidade, um painel de LED contendo as informações relacionadas aos impostos que o mossoroense está pagando nos produtos. O presidente da entidade, Stênio Max, informa que o impostômetro serve como uma prestação de contas do que é arrecadado pelos governos federal, estadual e municipal.
“Como empresário, eu já vinha estudando, há anos, um plano de colocar essa ferramenta à disposição do mossoroense, como um empreendimento pessoal. Depois de pesquisar e perceber que em muitas cidades do Brasil já existe o impostômetro, inclusive Natal, onde são informados basicamente os números do que é arrecadado (e, a meu ver, fica sem sentido, pois são números frios)”, informou Stênio Max, presidente da CDL Mossoró.
O painel de LED fica localizado em uma área de grande fluxo, no centro da cidade, e foi pensado com a intenção de ter uma serventia que vai além do que, apenas, contabilizar impostos. Stênio Max informa que, com parcerias, será possível informar à população onde aquele dinheiro está sendo aplicado.
“Pensei em trazer as informações dos impostos junto com os entes públicos de forma que eles prestem contas, uma espécie de ‘portal da transparência’ e dê mais sentido para população saber para onde está sendo destinado o imposto que ela contribui. A figura pública pode fazer a prestação de contas do mandato, por exemplo, tanto na esfera municipal, estadual e federal, pois a sociedade terá idéia do quanto está sendo arrecadado. Claro que não vai conseguir mostrar tudo que foi aplicado, mas com algumas inserções o político mostrará como está usando os recursos”, comenta.
À reportagem do JORNAL DE FATO Stênio Max informou que o principal benefício do impostômetro para o povo mossoroense é a transparência que os consumidores terão acesso. Ele diz ainda que, ao saber exatamente quanto está sendo gasto com imposto, os consumidores terão mais conhecimento sobre o que deve ser cobrado dos agentes públicos.
“Na nossa visão, o maior benefício que o Impostômetro vai gerar para Mossoró é a transparência com relação aos impostos recolhidos da população, tanto na esfera municipal, estadual como federal. A partir de agora a população vai ter um conhecimento real do valor arrecadado por cada instância de governo. A partir disso, a população terá a possibilidade de cobrar mais dos agentes públicos dos investimentos importantes que devem ser feitos no município de Mossoró, por exemplo,” informa o presidente da CDL.
O LED tem uma área de exibição de 7m (largura) x 3m (altura) permanecendo ligado 24h por dia. O painel fica posicionado estrategicamente na lateral do prédio da CDL Mossoró com visibilidade para uma das principais vias de acesso ao centro da cidade.
Painel de LED tem função social
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, Stênio Max, fala sobre a importância econômica e social que o impostômetro, instalado no centro da cidade, tem para os mossoroenses. Além de ser uma ferramenta que contabiliza os impostos, o painel de LED também é utilizado para o cumprimento de ações sociais e divulgação de informações.
“Por meio do telão, a CDL pode oferecer informação de utilidade pública, como locais de vacinação, notícias de última hora, eventos da cidade, produtos da própria CDL para ajudar o lojista, campanhas publicitárias da entidade, benefícios do associado CDL, previsão do tempo, temperatura, entre outras informações, oportunizando, com isso, uma maneira moderna de levar para população informações seguras, acessíveis e por meio de uma instituição de credibilidade”, informa o presidente da entidade.
A instalação do impostômetro representa uma contribuição para a sociedade mossoroense e foi um compromisso firmado pelo presidente da CDL, ao assumir a entidade. “Quando eu assumi a CDL, que seria uma contribuição da nossa gestão inserir esse equipamento na entidade, dando ainda mais credibilidade e deixando esse legado para as próximas gestões. Neste formato de painel digital, com informação dos impostos das três esferas de governo, o da CDL Mossoró, provavelmente, será o primeiro do Brasil. Eu não conheço outro”, comenta.
Stênio Max comenta ainda que, diante da situação atual, de crise sanitária devido à pandemia da covid-19, a CDL irá utilizar o equipamento para realizar o “Vacinômetro”, onde serão veiculadas nesse painel boas notícias, como o número de curados, de vacinas aplicadas e as informações gerais sobre o progresso das vacinas nos grupos prioritários.
“Será um meio de comunicar a população e dar uma contribuição ao público em geral. Também ocorrerá a transmissão de eventos tradicionais da cidade como Mossoró Cidade Junina, Chuva de Bala, shows ao vivo na Estação das Artes, etc. Tudo isso pode ser aproveitado no painel de LED da CDL Mossoró, localizado na Rua Alfredo Fernandes, na sede da CDL, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Portanto, teremos uma ferramenta de uso versátil e amplo para colaborar com a sociedade”, explica.
Tags: