Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 11 Jun 2021 | Redação Mais de 85 mil mossoroenses receberam a primeira dose contra a Covid-19

Crédito da foto: PMM Servidor da saúde prepara aplicação da vacina contra a Covid

Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

O Monitoramento da Vacinação do portal RN Mais Vacina, sistema que acompanha a vacinação contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, apontava que até o final da tarde desta quinta-feira, 10, Mossoró tinha 85.827 pessoas que haviam tomado ao menos a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Ainda de acordo com a ferramenta, 38.397 pessoas receberam as duas doses, ou seja, essas pessoas estão totalmente vacinadas. O número representa 59% das 64.923 pessoas convocadas até a fase de vacinação atual.

O total de doses administradas pelas salas de vacina em Mossoró era de 124.224. A última atualização do RN Mais Vacina mostrava que a segunda maior cidade do RN recebeu 130.027 para a campanha de vacinação.

Na madrugada desta quinta-feira, 10, o Rio Grande do Norte recebeu uma remessa com 59.250 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz. Esse lote conta com as primeiras doses destinadas ao público sem comorbidades entre 18 e 59 anos. Neste primeiro momento, os municípios poderão abrir a vacinação por faixa de idade, de forma decrescente, e as lactantes com bebês até 6 meses.

O DE FATO entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para saber o quantitativo de doses que seria enviado para Mossoró desse novo lote, mas até o encerramento desta edição o número era desconhecido.

 

Mossoró inicia vacinação de lactantes

A Secretaria Municipal de Mossoró incluiu ontem (10) as lactantes, aquelas mulheres que amamentam bebês de até seis meses de vida, para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Esse novo grupo deve se dirigir ao ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI) munido de originais e cópias de documento pessoal com foto, certidão de nascimento do bebê e comprovante de residência.

O ginásio do SESI possui capacidade para atender até 1.600 pessoas por dia. Ele funciona das 08h às 16h com 10 vacinadores. O município permanece ainda vacinando contra a Covid-19 as gestantes e puérperas com a dose da vacina da Pfizer.

A inclusão das lactantes segue as recomendações da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN. O projeto de lei da deputada Isolda Dantas (PT) inclui as mulheres lactantes na prioridade da vacinação contra Covid-19 no RN.

Também foi pactuada a inclusão da vacinação para lactantes com bebês de até 6 meses, que deverá ocorrer juntamente com a vacinação de gestantes e puérperas no Dia D, a ser realizado no próximo sábado (12).

Tags:

Mossoró
vacinação
Covid-19
pandemia
saúde

voltar