Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Postado às 12h15 | 15 Jun 2021 | Redação Polo Costa Branca deve receber mais ações do Governo do Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Reprodução Litoral da Costa Branca potiguar

Por Amina Costa/Repórter do JORNAL DE FATO

 

A Associação Costa Branca de Turismo (ACBT) vive momentos de expectativas, com as repercussões positivas ocorridas após a visita do presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), Bruno Reis, à região da Costa Branca, no mês de maio. A Emprotur é o órgão do Governo do Estado responsável pela promoção do turismo no RN.

Como desdobramento dessa visita à região oeste do estado está a possibilidade de criar um Consórcio Público Municipal da Costa Branca, que deve reunir os municípios com a maior vocação turística da região. São eles: Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna e Porto do Mangue. Com a criação deste Consórcio, o polo Costa Branca poderá ter mais incentivos e mais desenvolvimento.

“A sugestão partiu do próprio presidente da Emprotur que enxergou semelhanças no processo que está sendo liderado pela Associação Costa Branca de Turismo em uma gestão compartilhada com as prefeituras da região, com o processo que culminou com a criação do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, que conta com apoio e a participação da Setur/RN, da Emprotur e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)”, informou o consultor de turismo e membro da Associação Costa Branca de Turismo, Oberi Penha.

Para dar continuidade às demandas que envolvem o turismo do polo Costa Branca, ocorrerão, nos próximos dias, três reuniões importantes com entidades federais e estaduais. A primeira reunião ocorre nesta terça-feira, 15, e é promovida pela Confederação Nacional dos Municípios. Na quarta-feira, 16, ocorre a segunda reunião, promovida pela Coordenação do Consócio Geoparque Seridó.

No dia 22 de junho, ocorrerá a terceira reunião, que será promovida pela Emprotur e Secretaria Estadual de Turismo. “As reuniões contarão com as participações dos entes envolvidos no processo, além de entidades representativas do setor como a ACIM, a CDL Mossoró, a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, o Mossoró Convention, além dos representantes das prefeituras envolvidas e da Associação Costa Branca de Turismo”, informa Oberi Penha.

Além destas reuniões, no dia 6 de julho, a Associação Costa Branca de Turismo irá receber o representante do Ministério do Turismo, o coordenador geral de atração de investimentos, Karl Henseinberg. “A Associação Costa Branca de Turismo está elaborando uma programação para a estadia do representante em nossa região, que deverá constar de reunião com o trade turístico e as entidades representativas em Mossoró, onde o mesmo ficará hospedado, como também um passeio pela região com o acompanhamento dos secretários de Turismo dos municípios envolvidos”, informa Oberi Penha.

 

Além do presidente da Emprotur, também estiveram visitando o polo Costa Branca do Estado a subcoordenadora de Comunicação e Marketing da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN), Analice Lima. Na ocasião, os representantes visitaram os futuros roteiros turísticos da região Costa Branca, em cidades como Areia Banca, Tibau, Porto do Mangue, Grossos e Baraúna.

 

Temas importantes foram discutidos com representantes do Governo do Estado

Durante a estadia dos representantes do Governo na região oeste do estado, diversos temas importantes para o desenvolvimento da região foram discutidos entre a Emprotur, a Associação de Turismo da Costa Branca e os secretários de turismo dos municípios que se uniram com o objetivo de mudar o cenário turístico da Região.

Entre os temas está a possibilidade de Mossoró se conectar com Natal por meio da Azul Linhas Aéreas, que acabou se confirmando – deverá ser implantado ainda entre agosto e outubro desse ano - e a inserção de imagens e informações sobre a região nas redes sociais da Setur/RN, também verificada, foram algumas das ações que se concretizaram.

A sinalização turística do polo Costa Branca que há mais de 10 anos está para ser implantada, também foi objeto de discussão entre as entidades, obteve avanços e já se encontra licitado e deve ser colocada em prática em breve. Há uma expectativa também quanto a aspectos referentes à segurança, uma vez que as praias, por exemplo, não contam com policiamento efetivo, e também com a recuperação de estradas, como as que ligam Tibau a Grossos, e Areia Branca a Porto do Mangue. Estas estradas são consideradas os principais gargalos para o transito de visitantes às referidas cidades.

“A vinda de grandes operadoras de Turismo – empresas que formatam destinos para serem vendidas aos turistas através das agências de viagens - como a Foco Operadora, a Azul Viagens e a CVC, foi uma das promessas feitas pela Emprotur, que já confirmou haver tratativas em andamento sobre este tema. Já a vinda do representante do Ministério do Turismo tem por objetivo apresentar ao trade turístico e às entidades representativas locais as linhas de financiamento para o setor, além da apresentação do Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, que tem por objetivo o cadastramento de estruturas e equipamentos, públicos ou privados, no Portal, para que este possa ser apresentado para empresas e empresários, nacionais ou estrangeiros, que desejarem investir nas diversas regiões do país que conte com projetos cadastrados”, informou Oberi Penha, consultor de turismo e membro da Associação.

A região Costa Branca do estado possui um projeto denominado Complexo Urbanístico Enseada dos Ventos, que comtempla a praia de Ponta do Mel em Areia Branca, cadastrado no recém-lançado Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, se constituindo no primeiro projeto do RN a ser cadastrado. A Associação irá conhecer os projetos que estão em vias de ser implantados, como a construção de estruturas receptivas (pousadas, restaurantes e loja de equipamentos) para os praticantes nacionais e estrangeiros que buscam o local.

Tags:

Costa Branca
Tibau
Grossos
Areia Branca
Macau
Governo do RN
turismo
economia

voltar