Por Amina Costa/Repórter do JORNAL DE FATO
Ocorreu nesta quarta-feira, 16, o lançamento, em Mossoró, de programas do Governo Federal voltados para as telecomunicações, que irão beneficiar milhares de mossoroenses. Com o objetivo de que todo o sinal de TV do Rio Grande do Norte passe de analógico para digital, foi lançada em Mossoró a primeira fase do programa Digitaliza Brasil, que já ocorre em capitais e regiões metropolitanas.
O lançamento foi feito pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e da Cidadania, João Roma, durante encontro realizado no Hotel Thermas, que contou com a participação de autoridades políticas de Mossoró e do Estado do RN. Por meio do programa, será possível proporcionar uma democratização do acesso às novas tecnologias levando informação, modernidade e qualidade para milhares de potiguares.
Em seu discurso, Fábio Faria informou que, no RN, ainda existem muitas antenas analógicas. “Ainda existem muitas antenas analógicas, nós vamos trocar todas elas por antenas digitais, fazendo com que todas as programações novas sejam acessíveis a todos. Vamos fazer em todos os munícipios do Rio Grande do Norte e do Brasil”, destacou.
Por meio do programa Digitaliza Brasil, o Governo Federal objetiva disponibilizar uma melhor qualidade de imagem, som e de conteúdo para os brasileiros. A intenção é que a universalização do sinal digital para todos os lares brasileiros ocorra até 2023. A medida, que no primeiro momento foi voltada para capitais e regiões metropolitanas, institui a política pública e dá as diretrizes para o cadastro das famílias de baixa renda que necessitam dos kits de conversão da TV.
No Brasil, 4.191 municípios ainda não concluíram a migração para o sinal digital. Em particular, há 1.638 pequenos municípios que contam apenas com o sinal analógico. O programa Digitaliza Brasil deverá levar equipamentos de conversão para todos estes municípios, beneficiando 24 milhões de brasileiros. Para ter direito aos equipamentos de conversão do sinal analógico para o digital, os brasileiros que são de baixa renda e que estão cadastrados nos programas sociais do Governo Federal poderão solicitar os kits de forma gratuita.
Além do Digitaliza Brasil, também foi lançado o edital de outro programa, o Wi-Fi Brasil, que tem o objetivo de levar internet banda larga às comunidades remotas do país. A partir do lançamento deste edital, Mossoró também será beneficiada com a implantação da Rede (fixa) Nacional de Ensino e Pesquisa, do programa Nordeste Conectado.
O superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, que é parceiro deste programa, falou como será a implantação em Mossoró. “O Ministério das Comunicações disponibiliza a internet gratuita em áreas de difícil acesso e nós vamos disponibilizar as nossas plataformas, as nossas soluções digitais, com ênfase principalmente ao programa de educação empreendedora das escolas públicas”, comentou.
O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs.
O programa é desenvolvido por meio de duas modalidades. A primeira é na modalidade GESAC, que é instalada em locais específicos como instituições públicas, escolas, bibliotecas, unidades de saúde, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos rurais e outros. A segunda modalidade é a Livre, que é instalada normalmente em praças públicas com acesso livre e gratuito ao público em geral.
Tags: