Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 18 Jun 2021 | Redação Programa Federal de acesso à internet será desenvolvido em Mossoró

Crédito da foto: Maricelio Almeida/JORNAL DE FATO Ministro Fábio Faria lançou programa em Mossoró na quarta-feira, 16

Por Amina Costa/Repórter do JORNAL DE FATO

O Município de Mossoró recebeu equipamentos que promoverão o acesso à internet de alta velocidade nas escolas municipais da cidade, que são fruto do Programa Nordeste Conectado, desenvolvido pelo Ministério da Educação e instituições parceiras. Uma das ações deste programa é o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC).

A chegada dos equipamentos na cidade ocorreu junto com a visita dos Ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Cidadania, João Roma. A previsão é que na próxima semana a equipe contratada pelo Ministério das Comunicações inicie a distribuição e instalação dos equipamentos nas escolas. A Secretaria Municipal de Educação informa que os dispositivos foram desenvolvidos para uso exclusivo no ambiente escolar, impedindo o uso fora desse ambiente em caso de furto ou roubo.

O programa levará internet de banda larga, por via terrestre e satélite, apoiando a universalização do acesso e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica, com o intuito de auxiliar para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão com a internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é parceira e atua no projeto-piloto do programa.

“Nós recebemos ontem da RNP todo esse material que será instalado nas nossas 51 unidades de ensino, tanto em Unidades de Educação Infantil como em escolas, bem como em equipamentos da Secretaria de Educação, dentre eles o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV). O processo de instalação desses equipamentos deverá começar na semana subsequente”, informou o professor Mauro Alexandrino, gerente de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Educação.

Mossoró é um dos municípios polos que compõem o projeto. O foco principal é conectar, utilizando a infraestrutura da RNP, as escolas de Ensino Fundamental, via fibra óptica, proporcionando um melhor acesso à internet, permitindo atender a comunidade escolar com redes de alta velocidade a partir de 100 Mbps, proporcionando uma melhor oferta de serviços educacionais e um melhor uso dos recursos tecnológicos nos processos pedagógicos, além de permitir o uso de sistemas administrativos com maior capacidade e disponibilidade nas unidades atendidas pelo programa.

No Rio Grande do Norte, apenas Mossoró e Caicó estão inclusas neste Programa do Governo Federal, até o momento. Pelo Programa PIEC são 26 escolas municipais beneficiadas, além do NTM e o CADV. Foram atendidas 23 UEIs na Zona Urbana da cidade, totalizando 51 unidades educacionais contempladas.

Ao todo, 95 escolas e UEIs da rede municipal de Mossoró que receberam o Programa PDDE Educação Conectada, sendo 31 escolas municipais e 35 Unidades de Educação Infantil na Zona Urbana do município. Já na Zona Rural são 27 escolas municipais e duas UEIs. Todas as unidades educacionais estão em processo de aquisição e implementação do programa.

Além das escolas, o programa instalará equipamentos para ofertar gratuitamente internet em praças do município. “Recebemos também ontem a visita técnica para averiguar as praças que receberão a internet access point que é o acesso aberto ao ponto de internet para toda a comunidade no entorno da praça. Aqui em Mossoró nós escolhemos duas praças de início e até dezembro nós seremos contemplados com duas praças. Uma delas é o Portal do Saber, onde funcionará lá uma biblioteca digital. A outra é a Praça de Convivência. O Programa Educação Conectada vai permitir o uso mais eficaz das novas tecnologias e dentro desse programa nós estamos sendo assessorados pelo CIEB, que tem o papel e objetivo não só de nos preparar tecnicamente, como também fazemos reflexões do uso consciente das novas tecnologias”, destacou a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

 Programa Nordeste Conectado beneficia os nove estados da região

O Programa Nordeste Conectado tem a finalidade de implantar equipamentos para promover o tráfego de dados em fibra óptica ao longo da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), a ser operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, permitindo uma taxa de transmissão de dados de até 100 Gbps. A estrutura permitirá o fluxo de dados para, entre outros, escolas e centros de saúde, e disponibilizado para provedores de serviço de acesso à internet, criando um atrativo para que essas empresas tragam serviços para a região. Até o fim de 2021, pretende-se atender 16 cidades polo diretamente. Em 2020, o programa já conectou as seguintes cidades: Campina Grande (PB), Petrolina (PE), Caicó (RN), Mossoró (RN), Caruaru (PE) e Juazeiro (BA).

O programa beneficia cerca de 12,6 mil escolas públicas e beneficia uma população de mais de 16,3 milhões de pessoas, distribuídas pelos nove estados da região. Com o Nordeste Conectado, essas instituições têm acesso a uma rede com possibilidade de alcançar uma velocidade de 100 Gbps. O projeto foi lançado em 2017 e teve um investimento inicial de R$ 25 milhões.

Uma das metas do MEC com a criação do programa foi preparar a rede acadêmica nacional para os próximos 20 anos e reduzir o custo anual da RNP pela substituição de conexões atualmente alugadas por essa infraestrutura compartilhada de alto desempenho. Além disso, o programa tem o objetivo de ampliar parcerias com os provedores privados locais e regionais de internet, que estenderão a capilaridade atual das fibras óticas.

Tags:

Governo Federal
Mossoró
Wi-Fi Brasil
internet
conectado
Fábio Faria
João Roma

voltar