A comemoração do aniversário do homem de 58, com direito a bolo e vela, ocorreu no início deste mês. As imagens viralizaram nas redes sociais e o caso ganhou repercussão em todo o País. Ele foi transferido para o Hospital São Luiz e morreu domingo
O paciente de Covid que teve festa de aniversário dentro da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, em Mossoró, morreu no domingo, 27. A comemoração do aniversário do homem de 58, com direito a bolo e vela, ocorreu no início deste mês. As imagens viralizaram nas redes sociais e o caso ganhou repercussão em todo o País.
Ele havia sido transferido para a unidade de tratamento intensivo do Hospital São Luiz (hospital de campanha) no dia 7 de junho - a segunda-feira seguinte ao fim de semana em que a festa de aniversário foi registrada. Não resistiu.
O caso é bem grave, embora não se deve afirmar que a saúde do paciente se agravou após a festa de aniversário. No entanto, as autoridades públicas têm o dever de investigar todos os pontos em torno do episódio.
O vídeo mostra várias pessoas entrando na sala da unidade de saúde com um bolo cheio de velas. Elas cantam "parabéns" para um paciente que está com uma máscara de oxigênio. Em seguida, uma pessoa o ajuda a tirar a máscara e ele sopra as velas.
Na sequência, o vídeo mostra uma profissional de saúde falando que vai partir o bolo, que só não poderá ser consumido pelos diabéticos.
As cenas mostraram a completa falta de respeito aos protocolos sanitários e a ausência de comando na unidade de saúde, que deveria ser referência para o enfrentamento da pandemia em Mossoró.
Quando as imagens ganharam repercussão, a gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tentou amenizar o caso, prometendo uma investigação para apurar responsabilidades de servidores envolvidos na festa, no entanto, até agora nenhuma resposta foi dada à população.
A Secretaria de Saúde chegou a emitir a seguinte nota:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais.”
Tags: