Por Amina Costa/Repórter do JORNAL DE FATO
Muitas pessoas não sabem, mas durante o tratamento oncológico, é importante que o paciente tenha o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, já que existem diversos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia que precisam ser prevenidos e tratados antes, durante e após os procedimentos. Por isso, a Associação de Apoio aos Pacientes de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) conta com uma série de serviços de saúde, sendo um deles o atendimento odontológico.
O serviço, que teve que ser paralisado em decorrência da pandemia da covid-19, será retomado, em sua plenitude, a partir do mês de julho. Anadiêr Pimenta é dentista e voluntária da AAPCM e explica como funciona o tratamento odontológico em pacientes que estão fazendo o tratamento contra o câncer.
“No tratamento odontológico, os pacientes têm algumas particularidades, de forma que o atendimento deve ser feito de maneira individualizada. De forma geral, devemos priorizar a prevenção, orientação e treinamento da higiene bucal, de modo que sejam evitadas possíveis lesões bucais. Devemos remover toda fonte de trauma para mucosa bucal como, por exemplo, aparelhos ortodônticos, dentes ou restaurações e fraturas, e assim vamos evitar futuras infecções”, declarou a dentista.
Anadiêr Pimenta comenta ainda que o tratamento odontológico deve ser iniciado assim que o paciente recebe o diagnóstico do câncer. “O ideal é que o paciente, assim que diagnosticado com câncer, procure um cirurgião dentista para fazer um exame odontológico completo, já que tanto a quimioterapia e radioterapia causam vários efeitos colaterais. Quando esses problemas são tratados de forma errada, desencadeiam dificuldades emocionais e nutricionais, alterando a qualidade de vida do paciente. O tratamento odontológico deve existir”, alertou a dentista.
A concretização do atendimento odontológico realizado na AAPCMR, aos pacientes oncológicos e hematológicos, é fruto do Projeto “Acolhimento e Humanização: A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio ao tratamento de crianças e adolescentes com doenças onco-hematológica”, que é realizado em parceria com o Instituto Ronald Mc Donald.
Yáscara Paula, supervisora de operação da AAPCMR, lembra que esse tipo de atendimento é importante para as crianças e adolescentes com doenças onco-hematológicas, uma vez que, tanto a quimioterapia quanto a radioterapia podem desenvolver desgastes na cavidade oral dos pacientes. “Inclusive, a atuação desse profissional ajuda a prevenir alterações em cavidade oral muito frequentes em pacientes submetidos ao tratamento de quimioterapia e radioterapia. Estamos sempre buscando proporcionar o melhor tratamento para eles”, informa.
A AAPCMR é uma instituição sem fins lucrativos, que executa um papel fundamental para os pacientes de Mossoró e região. Os serviços da instituição só são possíveis graças às doações da sociedade e, também da contribuição de voluntários. Yáscara Paula enfatiza a necessidade das doações que são importantes para manter o funcionamento da casa de apoio.
"Por isso é importante as pessoas continuarem doando para que os pacientes tenham continuidade em seu tratamento", informou. As doações podem ser feitas apor meio do mensageiro, transferência bancária (AG 4687-6/CONTA 14230-1, Banco do Brasil), cartão de crédito, ou por meio do pix: 03665498000108.
Tags: