Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DEFATO
Monitoramento de Vacinação do RN Mais Vacina, sistema que acompanha em tempo real a vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, apontou que na tarde desta segunda-feira, 5, Mossoró alcançou a marca de 120 mil pessoas que tomaram ao menos a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Até o final da tarde de ontem (5), Mossoró somava 120.386 pessoas que receberam apenas a primeira dose do imunizante. O número representava pouco mais de 40% da população mossoroense estimada em 300.618 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último censo.
Ainda de acordo com a ferramenta, 42.331 pessoas completaram o seu esquema vacinal, ou seja, tomaram as duas doses e estão totalmente vacinadas contra a doença. O número equivale a 14% da população estimada para o município.
Já em relação às pessoas convocadas até a fase de vacinação atual, esse número de totalmente imunizados contra a Covid-19 equivale a 65% desse público-alvo de 64.923 até a fase 3 da campanha de imunização.
O total de doses administradas pelas salas de vacina era de 162.717. Mossoró recebeu 169.453 para a campanha de vacinação.
FIM DE SEMANA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que Mossoró aplicou 4.343 doses no último fim de semana. De acordo com levantamento da pasta, foram aplicadas nos dias 03 e 04 de julho, sábado e domingo, respectivamente, 27 doses de CoronaVac, sendo 19 da D1 e 08 da D2; 3.461 doses de AstraZeneca, sendo 3.262 da D1 e 199 da D2 e 855 doses da primeira dose da Pfizer.
"Foi mais um fim de semana de avanço na vacinação de Mossoró. Abrimos 10 unidades básicas de saúde no sábado e domingo, e também contamos com o SESI vacinando no sábado. Convocamos os mossoronses que se enquadram nos grupos anunciados para buscarem o local de vacinação para receber sua dose da vacina", afirmou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
FAIXA ETÁRIA
Nesta segunda-feira, 5, a cidade de Mossoró iniciou a vacinação de pessoas acima de 39 anos. A vacinação ocorre no ginásio do Serviço Social da Indústria (Sesi) das 8h às 16h. As pessoas incluídas na faixa etária precisam apresentar originais e cópias de documento oficial com foto e comprovante de residência. É importante estar cadastrado no RN + Vacina, para dar agilidade no procedimento na hora da vacinação.
No domingo, 4, o município estava vacinando pessoas com 40 anos ou mais sem comorbidades, além de seguir com a imunização de grupos prioritários. Na faixa dos grupos estavam: lactantes de 18 anos ou mais que amamentam há 12 meses, trabalhadores da indústria e da construção civil de 35 anos ou mais, além de todos os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
No sábado, 3, o município baixou a faixa etária para o grupo dos trabalhadores da Indústria e da Construção Civil para 35 anos ou mais. Também inovou ao anunciar a vacinação de todos os 372 profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Tags: