Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 07 Jul 2021 | Redação Mossoró não vai acompanhar decisão do Estado de retomar aulas presenciais em julho

Crédito da foto: PMM Professor Hubeonia Alencar é a secretária de Educação do município

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta terça-feira, 06, o secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, comunicou que a retomada gradual das aulas presenciais da rede pública acontece a partir do dia 19 de julho. A Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua assessoria, informou que não irá seguir o calendário do Governo, já que nem todos os profissionais da Educação estão imunizados.

Por meio de nota, a Secretaria informou que só retomará as aulas presenciais em Mossoró quando todos os profissionais da educação estiverem vacinados com a segunda dose do imunizante. Questionada sobre o percentual de profissionais vacinados até o momento, a Secretaria informou que iria solicitar os dados junto à Secretaria de Saúde.

“A respeito da retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Mossoró seguirá cronograma, que prevê o retorno às aulas presenciais após a segunda dose da vacina de todos os profissionais da educação. Em Mossoró, as aulas estão acontecendo de forma remota desde 01 de março”, informou a assessoria da Secretaria Municipal de Educação.

A assessoria da Secretaria de Educação também não informou se já existe cronograma para a retomada das aulas, a partir da conclusão da vacinação dos profissionais que atuam nas escolas. As aulas da rede municipal de educação ocorrem de forma remota desde março de 2020, após decretos que suspendiam as atividades presenciais em todo o estado.

De acordo com as informações do Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, durante entrevista concedida ao Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, vários municípios potiguares também deverão seguir o calendário estadual para retomada das aulas. Até o momento, segundo ele, 16 prefeituras retomaram as aulas presenciais nas escolas públicas.

O número representa pouco menos de 10% das cidades potiguares. “Ainda é uma forma híbrida, gradual, porque não vão estar todos os alunos. Tem que ter um percentual que permita o distanciamento. E também é facultativo, porque alguns pais podem não estar seguros, ainda, de mandarem seus filhos”, disse Getúlio Marques, secretário de Educação do RN.

O secretário informou que a retomada vai seguir o planejamento que foi entregue, no mês de maio à Justiça do Estado. No plano, continham alguns passos para o cumprimento dos protocolos sanitários, incluindo, inclusive, a vacinação dos profissionais da educação. Getúlio Marques informou ainda que os primeiros alunos a retornarem às aulas presenciais serão os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais, e alunos do 3º ano do ensino médio.

“Nesse primeiro momento, no dia 19, são os alunos do ensino fundamental anos iniciais e do 3º ano, que vão fazer o Enem. As escolas que não tenham esses anos, que só tenham ensino fundamental anos finais, por exemplo, também já podem retomar com 33%. Nossa preocupação é que nenhuma escola tenha mais do que isso para garantir as condições de segurança", afirmou o secretário.

O secretário Estadual de Educação informou que a maior parte das 586 escolas da rede estadual está equipada para seguir protocolos de "biossegurança" desde o dia 15 de abril, mas o estado ainda aguardava melhores indicadores quanto à taxa de transmissão da Covid-19 e ocupação de leitos. Além disso, aguardava o início do processo de vacinação dos professores.

Em Mossoró, cerca de 21 mil alunos da rede estadual retornarão às atividades presenciais, de acordo com o cronograma estipulado pelo Governo Estadual. Os 21 mil alunos estudam em 53 escolas da rede estadual, distribuídas nas zonas urbana e rural de Mossoró, que reabrirão as suas portas a partir do dia 19 de julho.

“Faço um apelo aos nossos professores que peguem na mão dos nossos alunos, que não soltem a mão de nenhum aluno. A gente sabe as dificuldades que tivemos nesses momentos de paralisação, o déficit de aprendizagem aparece, e a gente só recupera se tiver essa parceria com nossos professores, que são heróis, porque não foram preparados para esse momento de aulas remotas”, disse Getúlio Marques.

Getúlio ainda afirmou que está encaminhando questões como transporte dos alunos e merenda escolar com municípios e regionais de educação, para que o retorno seja iniciado dentro do prazo. As aulas da rede pública do estado do Rio Grande do Norte ocorrem de forma remota desde o dia 17 de março de 2020, após decretos de isolamento social, publicados pelas gestões estadual e municipal.

Tags:

Mossoró
RN
aula
ensino público
Secretaria de Educação
pandemia
Covid-19
professor

voltar