Por Amina Costa/Repórter do JORNAL DE FATO
Nesta quarta-feira, 7, a Azul Linhas Aéreas, companhia que opera no Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, iniciou a comercialização das passagens do destino Mossoró – Natal, que vai começar a operar a partir do dia 23 de agosto. A tarifa inicial do voo é de R$ 129,63, válidas por trecho (ida e volta) e incluem taxas e embarque.
Os voos de Natal a Mossoró ocorrerão três vezes na semana e ocorrerão às 16h (saída de Mossoró) e às 17h40 (saída de Natal). Os voos acontecerão as segundas, quartas e sextas. As passagens aéreas estão à venda em todos os canais da companhia, que informa que os novos voos seguirão todos os protocolos de higiene adotados pela empresa desde o início da pandemia.
O anúncio do novo mercado faz parte do plano de fortalecimento das ligações domésticas da companhia e acontece em parceria com o governo do Rio Grande do Norte, que pleiteou a operação junto à Azul. “Aumentando a presença no estado, a companhia vai promover mais comodidade aos clientes mossoroenses que quiserem realizar o trajeto de 286 quilômetros - entre Mossoró e a capital do Rio Grande do Norte - por via aérea, além de estimular a demanda pelo serviço e impulsionar a economia local no interior do estado”, informa a companhia.
Os passageiros do trajeto Mossoró – Natal voarão em aeronaves modelo ATR 72-600, com 70 assentos. De Natal, é possível chegar a Recife e Campinas, dois dos principais centros de conexões da Azul no país. Esta é a segunda rota operada pela companhia a partir de Mossoró, que também conta com voos diários para a capital pernambucana.
“Havia um pleito da região para que pudéssemos avaliar a viabilidade de operar um voo entre Mossoró e a capital do estado. Com a retomada de nossas operações ao longo do segundo semestre e a consolidação dos voos que já operamos entre Mossoró e Recife, entendemos que este é o momento de apostar no potencial desta nova rota para Natal. Além de conforto e comodidade, essa nova ligação da Azul também vai ajudar a impulsionar os negócios entre a capital e o interior do Rio Grande do Norte, que passa a ser conectado também pelo modal aéreo", conta John Rodgerson, presidente da Azul.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte tem trabalhado para desenvolver a economia e os novos voos para Mossoró significam a concretização de um trabalho articulado desde 2019 entre as equipes da Setur/RN, Emprotur e Tributação. A necessidade do voo que liga a capital do estado a segunda maior cidade do estado se deu em virtude do desenvolvimento da economia, no estado.
“Fui pessoalmente conversar com a direção de várias companhias aéreas. O que percebemos é que com trabalho e compromisso a economia vai ganhando força. Estamos nos preparando e nos planejando desde o início dessa pandemia com todos os protocolos de biossegurança, para que o potencial do RN, em suas áreas de vocação, como o turismo, lazer e de negócios, por exemplo, seja retomado e gere os frutos desse trabalho. Mossoró merece e não vamos parar por aqui. Vamos continuar avançando", comemora a governadora Fátima Bezerra.
Voos entre Mossoró e Natal beneficiarão o turismo da região
Os voos que ocorrerão três vezes por semana, ligando Mossoró a Natal serão iniciados no dia 23 de agosto, pela Azul Linhas Aéreas, companhia que opera no aeroporto de Mossoró. Além de ser importante no viés econômico, esta rota poderá beneficiar, também, o turismo da região oeste do estado.
De acordo com o secretário executivo da Associação Costa Branca de Turismo, Oberi Penha, o anúncio feito pelo governo do Estado do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e EMPROTUR é recebido com muita alegria pelo trade turístico de Mossoró e da Costa Branca. Segundo Oberi, que também é consultor de turismo, o voo ligando a capital a Mossoró é um a reivindicação antiga, desde o encerramento dos voos da BRA.
“A instalação desta nova malha vai ao encontro das ações que vêm sendo realizadas por entidades como a Associação Costa Branca de Turismo (ACBT) e o Mossoró Convention & Visitors Bureau, que vêm trabalhando em uma gestão compartilhada com os municípios que possuem potencial turístico da Costa Branca, cuja principal porta de entrada é Mossoró. O interesse do trade turístico de nossa região é que o voo possibilite, além do viés comercial, também o turístico, para que ocorra finalmente a inédita chegada do turista para nossa região, originário de Natal, ou de onde ele possa ter chegado à capital”, comenta.
Oberi Penha comenta ainda que, com os novos voos, Mossoró pode chegar a ser beneficiada com o projeto Rota do Sol. “Com o projeto da Rota do Sol, em uma parceria existente entre as prefeituras de Natal e Fortaleza/CE, e destinos consolidados como Pipa (RN) e Canoa Quebrada (CE), sugere a inserção de Mossoró e, por conseguinte, da Costa Branca na referida Rota, aproveitando o voo da Azul Linhas Aéreas”, informou.
Tags: