Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 11h15 | 18 Jul 2021 | Redação Entidades esperam fortalecimento do turismo com voo Mossoró/Natal

Crédito da foto: Arquivo Aeronave da Azul no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Desde o dia 5 de julho, quando a Azul Linhas Aéreas e o Governo do Estado anunciaram a inserção de uma nova rota aérea, que liga Mossoró a Natal, os setores econômicos e turísticos da região oeste do estado vivem momentos de expectativa. Os voos comerciais, que ocorrerão três vezes por semana, estão previstos para acontecer a partir do dia 23 de agosto.

Os voos acontecerão sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Nesses dias, o avião da companhia Azul tem saída prevista do Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, com destino ao Aeroporto Governador Aluízio Alves, às 16h, e retornará de Natal para Mossoró às 17h40. Atualmente, a companhia aérea já opera no trecho Mossoró – Recife.

A ampliação dos destinos de voos que saem de Mossoró é vista como benéfica pelas entidades econômicas e turísticas da região. Michelson Frota, presidente do Sindilojas Mossoró, informa que a notícia do voo que liga Mossoró à capital do estado chegou em um momento importante, quando a economia da cidade começa a ser retomada, após os drásticos efeitos da pandemia. “A notícia de um voo entre Natal e Mossoró chegou em um momento de retomada da economia, em que comerciantes estão, aos poucos, vislumbrando novas oportunidades”, comenta.

Ele afirma, que embora os prejuízos causados pelas medidas de contenção do novo coronavírus, a categoria está confiante de que a economia de Mossoró e de toda a região oeste possa ser restabelecida, com a ajuda da ampliação dos voos locais. “Apesar de todos os prejuízos causados pela pandemia Covid-19, estamos confiantes, tanto pelos números positivos na área da saúde, com o avanço da vacinação, como pelos números de aquecimento das vendas e do turismo”, disse.  

Michelson Frota diz ainda que esse trajeto de Mossoró a Natal é uma grande conquista para os mossoroenses. “É um cenário de retomada gradual e cada nova conquista é celebrada. E é assim que enxergamos esse voo entre Natal e Mossoró, uma conquista que irá aquecer ainda mais o setor, impulsionando o turismo de lazer e de negócios, pois vai facilitar acesso a uma importante área turística em nosso estado, a Costa Branca”, informou o presidente do Sindilojas Mossoró.

Josivan Alves da Silva, professor de Finanças da Universidade Potiguar (UnP), comenta sobre os benefícios que o voo ligando Mossoró a Natal trarão para Mossoró e região. Ele enfatiza que o trajeto irá economizar muito o tempo, principalmente de empresários que atuam nesta região do estado. “A chegada desse voo vai beneficiar não apenas Mossoró, mas toda a região Oeste. Nós sabemos que tempo é dinheiro, então na hora que se tem um voo, ligando as duas principais cidades do Estado, aumentará a atratividade da cidade”, comenta.

O professor universitário informa ainda que os voos podem atrair o investimento de novos empresários, não apenas em Mossoró, como também em toda a região oeste do estado.  “Sempre que alguém pensa em fazer algum investimento, sempre são feitas algumas perguntas, como, por exemplo: como é a chegada à cidade, qual é a estrutura dela, entre outras. Então, quando for pensar em Mossoró e começar fazer esses questionamentos os investidores já começam a ter respostas positivas. A partir de agosto, vai ser possível chegar à cidade tanto de carro quanto pela via aérea. Isso é ainda mais atrativo para a atividade econômica e estimula os empresários a trazerem investimento para Mossoró e para toda a região”, informa Josivan Alves da Silva.

O professor da UnP informa ainda que os voos diretos podem parecer algo simples, mas que vai ter um impacto econômico muito grande para a região. “Podemos traduzir isso também como impacto social porque na hora que começar a trazer frutos e investimentos, isso deverá se converter em emprego e tenderá a atender mais pessoas. Então, sem dúvidas é uma vitória que nós temos que comemorar”.

 

Turismo será um dos grandes beneficiados com os voos diretos

A partir do dia 23 de agosto, Mossoró se ligará diretamente com a capital do Rio Grande do Norte, por meio dos voos que ocorrerão três vezes na semana, pela Azul Linhas Aéreas. A segunda maior cidade do RN, que já tem voos diretos para Recife, ampliará o leque de oportunidade para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Na visão do professor de Finanças da Universidade Potiguar (UnP), Josivan Alves, esta vai ser uma grande oportunidade para desenvolver o polo Costa Branca, que compreende municípios no entorno de Mossoró. Ele informa que, à medida que o desenvolvimento turístico for ocorrendo, a região atingirá outro patamar, podendo ser o destino de brasileiros e estrangeiros.

“Nós temos aqui perto de Mossoró o polo Costa Branca que é um polo que está crescendo muito, está tendo muita visibilidade no estado e nacionalmente. Então, com esses voos, a cidade vai ganhar ainda mais visibilidade e com certeza atrair muitos mais negócios e muitos mais turistas. Na hora que os voos diretos iniciarem, a região vai chamando a atenção de cidades e estados vizinhos. Chegaremos a outro patamar para o Brasil e para o mundo”, comentou.

O consultor de turismo e membro da Associação Costa Branca de Turismo, Oberi Penha, informa que o setor turístico que representa o polo Costa Branca se alegra com o trajeto. Ele explica que esta é uma reivindicação antiga de todas as entidades turísticas e enxerga que o turismo regional só tende a crescer com essa iniciativa.

“O voo ligando a capital Natal a Mossoró é uma reivindicação antiga, desde o encerramento dos voos da BRA. No entanto, o interesse do trade turístico de nossa região é que o voo possibilite, além do viés comercial, também o turístico, para que ocorra finalmente a inédita chegada do turista para nossa região, originário de Natal, ou de onde ele possa ter chegado à capital”, comenta.

 De acordo com o consultor de turismo, a instalação desta nova malha vai ao encontro das ações que vêm sendo realizadas por entidades como a Associação Costa Branca de Turismo e o Mossoró Convention & Visitors Bureau. “As entidades vêm trabalhando em uma gestão compartilhada com os municípios que possuem potencial turístico da Costa Branca, cuja principal porta de entrada é Mossoró”, comenta.

Tags:

Mossoró
Natal
Azul Linhas Aéreas
economia
turismo

voltar