Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Após 1 ano e 4 meses de aulas remotas, professores e alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte retornaram às atividades presenciais. O retorno, que ocorreu nesta segunda-feira, 26, é facultativo para os alunos, e ocorre de forma híbrida e gradual. De acordo com as informações repassadas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), a retomada das atividades presenciais ocorreu em todas as regiões do estado.
Em Mossoró, a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) informou que a retomada das atividades presenciais ocorreu conforme previa o calendário elaborado pelo Governo e determinado pela Justiça. Voltaram às escolas os alunos das séries iniciais (1º ao 5º ano) e os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio e irão fazer as provas do Enem. A previsão é de que, nos próximos meses, os 21.443 alunos da rede estadual retornem para as salas de aula.
A 12ª DIREC, no entanto, não informou o número de alunos e de professores que retornaram às salas de aula no primeiro dia de atividades. A Diretoria informou ainda que o levantamento com todos estes números, bem como sobre intercorrências que possam ter acontecido neste primeiro momento será concluído até o fim da semana. “Nessa semana serão feitos os estudos e só teremos como ter esses dados na sexta-feira, 30”, informou Jadson Arnaud, diretor da 12ª DIREC.
A SEEC também informou que ainda não tem dados sobre o percentual dos alunos e dos professores que retornaram às atividades presenciais. “Por enquanto, ainda não temos esses dados, pois tem escolas que só tem aula à noite e outras que serão em dias alternados, então vamos esperar esses primeiros dias para avaliar. Mas, em todas as regiões do RN teve aula presencial nesta segunda-feira”, informou a assessoria da SEEC.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria do Sindicato dos Trabalhares da Educação Pública do RN (SINTE/RN) em Mossoró para saber se os professores cumpriram o que foi acordado em assembleia. O acordo da categoria previa que os professores só voltariam às atividades presenciais quando todos os trabalhadores da educação tomassem a 2ª dose da vacina.
A assessoria do SINTE/RN em Mossoró informou que aguarda o repasse das informações, dos professores das unidades escolares. “Estamos aguardando as informações serem repassadas pelos companheiros e companheiras, sobre a situação de sua escola. Em assembleia, decidimos que o retorno às aulas presenciais, somente se daria após segunda dose, este é o nosso posicionamento. Mas, estamos aguardando as informações de quais escolas seguiram a posição tomada em assembleia”, informou a assessoria do sindicato.
Tags: