Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 30 Jul 2021 | Redação Mossoró alcança marca de 200 mil dosesde vacinas aplicadas contra a Covid

São mais de 147 mil pessoas que tomaram a primeira dose, mais de 47 mil que receberam as duas doses e pouco mais de 4,5 mil que tomou a dose única. Mossoró recebeu do Ministério da Saúde quase 220 mil doses para a campanha de vacinação contra a Covid

Crédito da foto: PMM Vacinação avança em Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Mossoró ultrapassou a marca de 200 mil doses aplicadas na campanha de vacinação contra a Covid-19. O número foi alcançado na tarde desta quinta-feira, 29. De acordo com o RN Mais Vacina, sistema que acompanha em tempo real a situação da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, Mossoró contabilizava 200.079 doses aplicadas desde o início da campanha, que começou em janeiro passado.

A ferramenta apontava que 147.947 pessoas haviam recebido apenas a primeira dose da vacina contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença. Esse número equivalia a quase 50% (49,18%) da população mossoroense estimada em 300.618 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último censo.

Ainda segundo o RN Mais Vacina, o número de pessoas que encerraram o ciclo vacinal com as duas doses era de 47.702, o que representava 15,86% da população da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Já 4.545 pessoas tomaram a dose única, neste caso do imunizante da Janssen, e também estão completamente imunizados contra a doença.

O total de doses recebidas por Mossoró para a campanha de vacinação era de 217.887. Na última quarta-feira, 28, o município recebeu o quantitativo de 3.948 doses e retomou a aplicação da primeira dose na campanha de vacinação contra a Covid-19.

A aplicação da D1 (primeira dose) estava suspensa desde o início da semana quando o município aplicou todas as doses recebidas na semana passada no último fim de semana.

O município recebeu 1.398 doses da vacina Pfizer e 2.550 doses da CoronaVac.

CENTRO DE VACINAÇÃO

O ginásio municipal Pedro Ciarlini passa a ser mais um ponto de vacinação contra a Covid-19 em Mossoró. O novo Centro de Vacinação no município foi aberto na manhã desta quarta-feira, 29. Anteriormente, funcionou como centro de testagem contra o novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o espaço tem capacidade para vacinar até 4 mil pessoas por dia. O local conta com 15 vacinadores. As equipes contam com voluntários disponibilizados também graças a uma parceria da SMS com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

“Estamos muito felizes em poder ter transformado o Ginásio Municipal neste grande centro de vacinação contra a Covid-19, porque antes aqui funcionava um Centro de Testagem com muita gente procurando testes e hoje aplicamos as doses da esperança, o que já é uma grande mudança que mostra que a vacinação consegue proteger a população e reduzir mortes e internações”, disse Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

29 ANOS MAIS

Desde ontem, o município de Mossoró passou a vacinar pessoas de 29 anos ou mais contra a Covid-19 com a primeira dose da vacina. O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra no novo ponto de vacinação na cidade.

A faixa etária para os demais grupos é de 18 anos ou mais, incluindo grupos como das gestantes e puérperas, trabalhadores dos Correios e bancários, trabalhadores da indústria e construção civil e trabalhadores da limpeza urbana e hospitalar.

O público deve apresentar cópias e originais dos documentos solicitados, como comprovante de residência, documento de identificação pessoal e comprovantes de atividade profissional no caso dos grupos prioritários.

2ª DOSE

Mossoró também recebeu nesta quarta-feira 10.745 doses da AstraZeneca/Oxford e 42 doses da Pfizer, o que totalizou 10.787 doses para a aplicação da segunda dose em pessoas que já receberam a D1.

Tags:

Mossoró
Covid-19
saúde
Rio Grande do Norte
vacinas

voltar