A Feirinha do Artesanato de Mossoró retornou neste sábado, 31. Ao todo, 45 artesãos realizaram a exposição de seus produtos para comercialização na Praça Bento Fernandes, mais conhecida com Praça do Codó, no centro da cidade.
O momento foi muito comemorado pelos artesãos. O artista plástico e artesão, Giovani Pessoa, frisou que os profissionais necessitavam de um espaço fixo para que as pessoas possam encontrar as peças fabricadas pelos artistas para a comercialização.
“Quem trabalha com artesanato precisa de um espaço fixo para a gente expor nossas peças e o pessoal da cidade já ficar ciente que tem aquele espaço e saber onde encontrar o artesanato. Estou muito feliz em ter retornado a feirinha. Muita gente depende disso para viver e outras pessoas gostam de trabalhar com artesanato”.
Quem também se mostrou feliz com o retorno da feirinha foi a artesã Aldeniza Maria da Silva Costa. Ela destacou a iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através do Desenvolvimento Social, de reservar o local para que os artistas pudessem expor o trabalho.
“É importante a gente ter um local e expor o nosso trabalho. Eu gostei demais da ideia e parabenizo a ideia de vocês (Desenvolvimento Social) e agradeço por essa oportunidade de expor meus produtos. Estou muito satisfeita e muito feliz mesmo pelo espaço”.
O artesão Elvo Vicente também comemorou o momento de retorno da feirinha de artesanato e que a atividade possa continuar ocorrendo regularmente.
“É um momento de a gente divulgar o nosso trabalho. É importante para mostrar o que a gente faz. É um trabalho de artesãos mossoroenses. Eu acho importante que a feira tenha sequência para aumentar a nossa renda nesse período que estamos passando”.
A titular da SMDSJ, Janaína Holanda, disse que os artesãos estavam há vários meses sem poder comercializar seus produtos por conta da pandemia do novo coronavírus e também salientou a sensibilidade da Prefeitura de Mossoró em proporcionar a oportunidade deles terem um espaço amplo para a comercialização do artesanato.
“Nós entendemos que os artesãos estavam precisando desse espaço. Eles estavam há muito tempo sem conseguir vender seus produtos em função da pandemia. Com esse olhar sensível da Prefeitura a esses profissionais, estamos dando a oportunidade desse grupo mostrar o seu trabalho”.
A secretária do Desenvolvimento Social explicou ainda que haverá uma conversa com os artesãos na possibilidade do evento ocorrer de forma semanal. Inicialmente, a periodicidade da feirinha será quinzenal.
Tags: