Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
Monitoramento de Vacinação do RN Mais Vacina, sistema que acompanha em tempo real a vacinação contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, mostrava que Mossoró tinha 67% do público-alvo convocado até o momento para tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus parcialmente imunizado contra a doença. O índice era referente até o final da tarde desta segunda-feira, 2.
Este percentual representava 152.076 pessoas que receberam ao menos a primeira dose de algum imunizante (Pfizer, Butantan e CoronaVac) autorizado para o uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com a ferramenta, são até o momento 226.346 convocados acima dos 18 anos.
Ainda de acordo com o RN Mais Vacina, esse total de pessoas que tomaram a D1 (primeira dose) representa 50% de toda a população mossoroense. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou no último censo que Mossoró tem 300.618 habitantes.
O monitoramento também apontava que 54.090 pessoas estavam totalmente vacinadas contra a Covid-19 no município, sendo que 49.485 tomaram as duas doses e encerraram o ciclo vacinal, e 4.605 receberam a dose única, neste caso o imunizante da Janssen. O número representa 23% do público-alvo convocado. Até o encerramento desta edição, o RN Mais Vacina contabilizava 2.132 vacinados somente no dia de ontem (2).
FIM DE SEMANA
No último fim de semana, Mossoró aplicou 1.308 doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram aplicadas 691 doses referentes à D1 (primeira dose), 597 da segunda dose e ainda 20 doses únicas (Janssen) no sábado, 31, e no domingo, 1º.
"No sábado aguardávamos as vacinas, por essa razão, não conseguimos dispor de estoque para promover uma grande vacinação, mas no domingo, já com a remessa entregue ao município pudemos abastecer os pontos de vacinação nos ginásios do SESI e o municipal de esportes e atendemos a população aplicando um volume considerável de doses", explicou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte recebeu no último domingo o quantitativo de 7.252 doses para a aplicação da primeira dose no público em geral, sendo 2.050 do imunizante do Butantan/CoronaVac e 5.202 da Pfizer. Outras 770 doses do Butantan/CoronaVac foram recebidas para aplicação de segunda dose (D2) .
ATRASADOS D2
O último levantamento a que o JORNAL DE FATO teve acesso mostrava que Mossoró tinha ainda 2.406 pessoas que não haviam tomado a segunda dose e consequentemente não encerrado o ciclo vacinal.
O relatório apontava que eram 1.507 cidadãos em atraso com a vacina CoronaVac/Butantan e 899 da AstraZeneca. Em todo o Rio Grande do Norte eram 39.211 pessoas com a segunda dose em atraso, sendo 21.823 da CoronaVac e 17.347 cidadãos com a D2 da AstraZeneca em atraso.
Tags: