Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 04 Ago 2021 | Redação Hospital São Luiz tem a menor taxa de ocupação desde o início da pandemia

Crédito da foto: Reprodução Leitos de UTI do Hospital São Luiz em Mossoró

Por Edinaldo Moreno  // Repórter do JORNAL DE FATO

O Hospital de Campanha São Luiz (HCSL) atingiu nesta terça-feira, 3, a sua menor taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19. Monitoramento do Regula RN, plataforma que acompanha em tempo real a ocupação dos leitos para tratamento de pacientes acometidos ou não pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte, apontava que a unidade tinha somente 20% de seus leitos disponibilizados ocupados.

Até o fechamento desta edição, o HCSL tinha apenas oito pacientes internados em leitos críticos tratando da doença. Esse número de leitos ocupados só não é menor do que o registrado em 09 de maio do ano passado quando sete dos 15 leitos disponibilizados àquela época estavam ocupados por pessoas em tratamento da Covid-19.

Até então, o menor percentual atingido pela unidade que serve como hospital de campanha na era de 22,5%. O índice foi atingido em 03 de outubro de 2020. Naquele dia havia somente 09 leitos ocupados dos 40 operacionalizados.

A primeira vez que o Hospital São Luiz atingiu 100% de taxa de ocupação foi em 17 de maio. Neste dia, todos os 19 leitos disponibilizados para os pacientes estavam ocupados. Entre o início da segunda quinzena de junho e o fim da primeira quinzena de julho de 2020, o hospital operou em vários dias com 100% de sua ocupação.

Houve pequena estabilidade entre julho e agosto do ano passado, quando a taxa de ocupação caiu para menos de 30%. Entre o dia 27 de agosto e 14 de outubro do ano anterior, a ocupação de leitos UTI Covid sempre ficou abaixo dos 50%.

Desse período até o fim de novembro, a taxa de ocupação também oscilou. A taxa começou a subir novamente nos últimos dias do penúltimo mês do ano de 2020 e chegando a 100% novamente no início de dezembro. O fim de dezembro do ano passado e até o encerramento da primeira quinzena de fevereiro deste ano o hospital registrou estabilidade na ocupação dos leitos. Neste período, o índice não ultrapassou a marca de 80%.

A partir da segunda quinzena de fevereiro houve o aumento na ocupação dos leitos para tratamento exclusivo da Covid-19 no São Luiz. A situação começou a agravar no início de março, quando o hospital voltou a registrar 100% de ocupação dos leitos críticos.

Deste período até o fim de julho desse ano, a ocupação no São Luiz alcançou a lotação máxima de seus leitos por várias vezes nesse período de três meses. A taxa de ocupação começou a cair gradativamente a partir do fim de julho e chegando a níveis baixos nos primeiros dias de agosto.

DESMOBILIZAÇÃO

A Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM) iniciou o processo de desmobilização do Hospital de Campanha São Luiz. A medida começou a ser implantada no início desse mês.

Ficou acordado entre o Ministério Público Estadual, a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde que a partir dia 1º de agosto seriam fechados os 10 primeiros leitos de UTI do Hospital São Luiz. O sistema Regula RN já computa somente 40 leitos de UTI. Já no dia 15 outros 10 serão desativados. A medida resultará na redução de 50 para 30 leitos críticos.

Com isso, o contrato de arrendamento do Hospital São Luiz terminará e será entregue a seus proprietários. Por ser um processo lento, que inclui a questão de remanejamento de pessoal, de equipamento, esse processo deve ser concluído até o final de agosto.

Tags:

Mossoró
Covid-19
vacina
saúde
RN
Hospital São Luiz

voltar