Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 15 Ago 2021 | Redação Dor de cabeça pode ser sinal de problemas na visão, alerta especialista

Crédito da foto: Reprodução Dor de cabeça pode ser um alerta

Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

Também chamada de cefaleia, a dor de cabeça é todo desconforto na região do crânio. As horas e mais horas expondo os olhos à luminosidade de telas de celular, computador, tablets, entre outros, podem ocasionar dores de cabeça decorrente do tempo excessivo que a pessoa passa em frente a um dos eletrônicos citados.

Nayara Queiroz Cardoso Pinto, médica oftalmologista da Nossa Clínica, destaca que as causas que afetam a visão em relação a dores de cabeça seriam o grau nos óculos, tanto de longe, de perto, como de claridade. A médica oftalmologista, especialista em retina cirúrgica, explica que o olho fica localizado numa região em que tem muitos músculos ao redor.

“Os músculos podem auxiliar o olho quando a gente tem alguma dificuldade de visão, quando temos alguma dificuldade de enxergar e aí existe aquele movimento de apertar um pouquinho do olho, abrir um pouco o olho para conseguir ver melhor”.

Nayara Queiroz acrescenta que ao longo do dia esses músculos podem ficar cansados e dar sinais de dor de cabeça. “Com aquela dor de cabeça em cima dos olhos ou a redor do olho pode ser um indicativo de alguma alteração da visão ou de alguma doença, alguma patologia ocular”.

A médica oftalmologista ensina uma regra simples que pode ser muito eficaz para pessoas que passam horas em frente a televisores, computadores, ao celular, entre outros aparelhos que venham a ter um contato muito próximo aos olhos. A medida é chamada de 20 barra 20.

“Para as pessoas que ficam muitas horas a frente da tela nós temos de ter alguns cuidados com relação ao excesso de horas. Temos uma regrinha chamada 20 barra 20, que seria a cada 20 minutos que a gente fica em frente à tela ou na visão de perto o ideal é que passássemos 20 segundos olhando para longe para tentar aliviar esse esforço”, explica a regrinha.

Ela acrescenta ainda que quanto mais horas a pessoa fica a frente da tela mais o olho fica cansado. “Olhar para longe é uma forma do músculo de dar uma relaxada e por isso existe essa regra que vem sendo cada vez mais adotada pelos oftalmologistas para evitar o cansaço na visão de perto. Quanto mais horas a gente fica ali, mais o nosso olho fica cansado. É interessante que a gente possa fazer esses descansos”.

A oftalmologista também diz que o interessante é a pessoa lembrar sempre de piscar, além de avaliar sistematicamente os óculos que usará para evitar dores de cabeça por conta da escolha equivocada.

“Outra coisa interessante é lembrar sempre de piscar, avaliar os óculos. Existe um antirreflexo com filtro para luz azul, específico para computador, celular tablet. Usar algum colírio lubrificante também é interessante e tudo isso aí vai fazer com que sua visão fique mais confortável e que consequentemente você vem a ter menos cansaço e menos dores de cabeça devido ao uso excessivo desses aparelhos”, recomenda.

A cefaleia tensional é um dos tipos mais comuns que geralmente afeta quem vive rotinas diárias agitadas, principalmente aquelas pessoas que sofrem de ansiedade.

“A gente tem várias causas para dor de cabeça. A dor de cabeça mais comum é a cefaleia tensional. Ela é uma dor de cabeça por cansaço, por stress. Essa dor de cabeça aparece a qualquer hora do dia e que às vezes é uma dor leve a moderada”, disse Nayara que revelou ainda que a enxaqueca também está entre as mais comuns.

“Elas são mais fortes de uma maior intensidade. Às vezes, os pacientes têm náuseas, incômodo na cavidade. Essas são as dores de cabeça mais comuns no dia a dia”. A enxaqueca caracteriza-se por uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar.

Além da dor de cabeça, que é o sintoma clássico de cefaleia, quando uma pessoa passa por ela, também pode sentir: sensibilidade à luz; sensibilidade aos sons; sensibilidade aos cheiros; irritabilidade; náuseas e vômitos; queda da pálpebra; sensação de latejamento; e dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.

“Tudo que acometa a região da cabeça, desde uma simples sinusite, uma gripe, um cansaço, uma noite mal dormida, paciente que tem algum problema de hipertensão, diabético, que tenha aneurisma. Desde coisas mais simples até mais graves tudo isso pode manifestar alguma alteração de dor de cabeça. Todos esses sintomas eles devem sempre ser associados e avaliados em conjunto para que a gente possa determinar um pouco melhor a possibilidade da dor de cabeça e o melhor tratamento para aquele paciente” diz a médica.

 

Saiba as principais causas de dores de cabeça

Há ao menos sete principais causas para a pessoa sentir dor de cabeça. Especialistas listam que estresse, desidratação, anemia, doença crônica, problemas hormonais, mudança de rotina e tumor cerebral estão entre as principais consequências de dores de cabeça.

A dor de cabeça por estresse se dar quando os músculos do pescoço e da cabeça passam a ficar extremamente tensos e principalmente quando não se consegue solucionar um problema o corpo reage causando a dor de cabeça.

Já a dor de cabeça ocasionada pela desidratação, é por conta de longo período de tempo sem beber água. Não ingerir água em períodos recomendados (duas horas para mulheres e quatro para homens diários) podem causar fortes dores de cabeça. Boca seca e ou urina amarelada são sinais de desidratação. Sem água, o organismo fica desidratado. Os especialistas acreditam que sem água, o sangue perde volume e consequentemente, menos oxigênio chega ao cérebro.

A anemia baixa a quantidade de vitamina B-12 ou ácido fólico no organismo, assim como a deficiência de ferro. Além de causar dores de cabeça, a anemia também provoca a fadiga, fraquezas e até falta de ar.

Doenças crônicas como fibromialgia, lúpus e diabetes provocam dores intensas na cabeça. Essas dores podem durar mais de 15 dias e não costumam passar com a ingestão de analgésicos. É fundamental procurar ajuda de um neurologista para obter diagnóstico completo.

A proximidade do período da menstruação causa uma série de problemas hormonais nas mulheres. Ele provoca mudanças comportamentais típicas de TPM (Tensão Pré-Menstrual). Nesse período, a enxaqueca é o tipo de cefaleia que mais afeta as mulheres.

Mudanças na rotina também provocam dores de cabeça. Acordar mais cedo ou dormir mais tarde do que o habitual é uma das causas. Frequentar ambientes agitados nos dias depois de noites mal dormidas podem piorar ainda mais as dores de cabeça. Por fim, somente em casos extremamente raros, a dor de cabeça frequente pode ser causada por tumores cerebrais.

Tags:

Dor de cabeça
visão
saúde
oftalmologista
Mossoró

voltar