Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h15 | 17 Ago 2021 | Redação Mossoró e mais 24 municípios potiguares estão vacinando jovens de 18 anos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Mossoró aplicou 3.758 doses no último fim de semana, sendo 3.204 somente no domingo, dia do anúncio da redução para 18 anos mais.O município deve receber hoje novo carregamento de vacinas contra a Covid

Crédito da foto: PMM/Arquivo Centro de Vacinação no Ginásio Pedro Ciarlini

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Mossoró e outras 24 cidades no Rio Grande do Norte já estão vacinando jovens de 18 anos. A segunda maior cidade do RN começou a vacinar a faixa etária neste domingo, 15, após a chegada de pouco mais de 6 mil doses das vacinas da Pfizer e CoronaVac.

O número de municípios foi revelado pela governadora Fátima em postagens nas redes sociais, mas a chefe do executivo potiguar não revelou o nome das cidades que já vacinam esse público. O JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para saber quais são esses municípios, mas até o encerramento desta edição ainda não havia enviado o nome dessas cidades.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mossoró aplicou 3.758 doses no último fim de semana, sendo 3.204 somente no domingo, dia do anúncio da redução para 18 anos mais.

A pasta municipal informou ainda que a procura pelo imunizante para a D1 foi intensa e por volta das 14 horas de ontem (16) a aplicação da primeira dose teve de ser suspensa em razão de todas as doses terem sido aplicadas.

“Mossoró aplicou todas as doses disponíveis para a primeira dose nos últimos dias. O município aguarda a chegada de mais doses para dar prosseguimento à vacinação”, diz comunicado da Prefeitura de Mossoró que acrescenta ainda que “continua a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca e CoronaVac no Centro de Vacinação, Sesi e nas UBSs”.

VACINADOS

Mossoró contabilizava até o fechamento desta edição o total de 175.564 pessoas parcialmente vacinadas. O número constava no RN Mais Vacina, que acompanha em tempo real a vacinação contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com o sistema, esse número representava 77% da população adulta mossoroense, acima de 18 anos, estimada em 226.346 pessoas.

Ainda segundo a ferramenta, 65.956 pessoas estavam totalmente vacinadas, sendo que 61.015 encerraram o ciclo vacinal, ou seja, tomaram as duas doses, e 4.941 receberam a dose única (Janssen). Esse número representava 29% do público-alvo.

O total de doses administradas pelas salas de vacina, segundo o RN Mais Vacina, era de 241.520. Mossoró já recebeu 262.110 para a campanha de vacinação.

Tags:

Covid-19
vacinação
Mossoró
RN
saúde pública

voltar