Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Os vários setores da economia de Mossoró estão ansiosos para mais um passo que será dado para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade e da região oeste do estado. Nesta segunda-feira, 23, Mossoró viverá um momento importante da sua história, com o início dos voos que ligarão a cidade à capital do estado, Natal.
Esta era uma reivindicação antiga do setor turístico da região, que busca há 20 anos uma interiorização dos incentivos para este segmento. De acordo com as informações repassadas pelo consultor de turismo e membro da Associação Costa Branca de Turismo, Oberi Penha, o início da operação desta rota aérea se constituirá como sendo um divisor de águas para o Turismo de Mossoró e da região da Costa Branca.
“O voo chega em um momento importante, em que várias frentes estão sendo trabalhadas na região com o objetivo de fomentar o turismo na parte ocidental do RN. É um momento muito alvissareiro. O cenário atual mostra uma clara evolução da atividade na região e é fruto de um trabalho que vem sendo massificado ao longo dos últimos 20 anos”, informou o consultor de turismo.
Oberi Penha informa que, com os voos, a segunda maior cidade do RN se tornará porta de entrada da região. “Mossoró terá que se preparar para exercer efetivamente seu papel de porta de entrada da região, absorvendo os visitantes turistas e/ou investidores, e apresentando aos mesmos suas características culturais e econômicas, bem como apresentar o maior calendário de eventos do NE. A partir de Mossoró estes terão a oportunidade de também conhecer a belíssima, incomparável, fabulosa Costa Branca”.
Além do setor turístico, o início dos voos que ligam Mossoró a Natal influenciará, diretamente, o setor econômico, possibilitando que novos negócios se instalem em Mossoró e, consequentemente, fomentando a economia local. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, Stênio Max Fernandes, fala sobre a expectativa em relação a esta rota aérea e fala sobre os benefícios que ela trará para Mossoró e região.
“A gente vê de forma bastante positiva o início desse voo que liga Mossoró a Natal. Inclusive, é uma dívida antiga que as companhias aéreas têm com a nossa cidade. Não existe uma capital que não se conecte com a principal cidade do interior do estado, principalmente sendo Mossoró uma ponte entre Natal e Fortaleza. Serão 60 pessoas que irão desembarcar, diariamente, em Mossoró, fomentando o turismo de negócios e o turismo de todo o Polo Costa Branca, e da região das serras que tem um trabalho voltado para o turismo de aventura”, informa o presidente da CDL.
Stênio Max informa ainda que Mossoró poderá criar mais conexões com o Brasil e com o mundo, de forma que estará inserida no mapa de destinos dos visitantes. “O município vai estar inserido no mapa de destinos, de forma que o passageiro poderá vir de São Paulo para Natal e depois para Mossoró, ou pode vir também de outros centros. Isso é muito importante pra região e a gente entende que esse é um impacto muito positivo na economia, pois quanto mais destinos vierem pra nossa cidade, melhor”, analisa.
O presidente da entidade informa que a cidade precisava deste impulso para poder crescer economicamente. Ele cita a chegada de um polo cloroquímico no município e avalia a possibilidade de que novos negócios sejam fechados, diante das novas conexões. “Nós estamos prestes a receber aí um polo cloroquímico, que vai dar outro impulso à cidade, e a gente tem que ter uma conexão. Não existe um crescimento na cidade sem as conexões dos modais terrestres e aéreos, com rotas boas. Esperamos conseguir também a duplicação da BR 304 para melhorar ainda mais esse tráfego. Sem isso, a gente não pode pensar em turismo”, finaliza.
Mês de julho teve saldos positivos para o comércio de Mossoró
O comércio mossoroense volta a respirar, após meses de constantes quedas nas vendas. De acordo com as informações repassadas pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, Stênio Max Fernandes, o comércio da cidade apresentou o melhor desempenho do ano, no mês de julho.
Outra boa notícia é de que as projeções são positivas para agosto e para os demais meses do ano. “O segundo semestre já está sendo bastante positivo para o comércio de Mossoró, que está sendo aquecido. Os números de julho já foram surpreendentes, sendo os maiores do ano de 2021, e agosto está com viés de pleno crescimento. Normalmente, o mês de setembro é o mês mais fraco do ano, empatando somente com fevereiro, que é um mês curto que, geralmente, é festivo. Mas, a gente espera que com a chegada das datas comemorativas, como o Dia das Crianças, o comércio seja aquecido”, informou.
Stênio Max Fernandes informou também que o Aquece Mossoró deve fomentar a economia da cidade e se consolidar como um evento de bons resultados para os comerciantes de Mossoró. Ele informou que a projeção para este ano é de que o evento movimente cerca de R$ 100 milhões.
“Esperamos a chegada do Aquece Mossoró, que é a data que a gente pretende dar uma virada de chave na economia, com as promoções que irão de 10 de outubro a 25 de dezembro. A gente deve ter aí um crescimento expressivo, estima-se a movimentação de R$ 100 milhões na economia e a gente vai ter, certamente, impacto bastante positivo quando os números forem comparados com os dados do ano passado, como também em relação a anos anteriores. Queremos que essa data fique marcada e que o evento se consolide para que gente possa aí retomar a economia”, finaliza.
Tags: