Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou trabalho de busca ativa de mossoroenses que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A ação visa diminuir o número de cidadãos que ainda necessitam encerrar o esquema vacinal, ou seja, receberam a D1 (primeira dose), mas não retornaram às salas de vacina para tomaram a D2 (segunda dose).
"É um trabalho de convencimento e de esclarecimento. Orientamos as pessoas dizendo que elas ficam muito mais protegidas quando tomam a segunda dose e encerram a imunização como ela é preconizada. A vacinação impede que os casos sejam graves e reduz as internações nos hospitais", disse Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
O trabalho da busca ativa é realizado pelos agentes comunitários de saúde nos bairros. Segundo a SMS, eles vão até as casas e identifica os casos. A cada identificação, os agentes conversam com as pessoas e descobrem a motivação do não comparecimento aos pontos de vacinação. Boa parte dos faltosos disse que não foi tomar a 2ª dose em virtude de doenças.
DADOS
Relatório mais recente do RN Mais Vacina apontou que Mossoró tem 5.648 cidadãos em atraso para tomar a segunda dose e encerrar o ciclo vacinal.
De acordo com a plataforma, eram 1.481 pessoas com a D2 da CoronaVac atrasada e 4.167 da AstraZeneca/Oxford.
Tags: