Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 31 Ago 2021 | Redação Gestantes e puérperas de 12 a 17 anos começam a ser vacinadas na sexta-feira

Crédito da foto: PMM Centro de Vacinação funciona no Ginásio Pedro Ciarlini

Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia nesta sexta-feira, 3, a vacinação de gestantes e puérperas de 12 a 17 anos. A informação foi confirmada ao JORNAL DE FATO pela assessoria de comunicação da pasta estadual.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP, Kelly Lima, garante que todos os municípios devem iniciar nesta semana vacinação desse grupo. A medida é para proteger crianças, adolescentes e gestantes.

"Iremos começar pelas gestantes e puérperas para dar continuidade à vacinação. A ampliação de público será permitida nos municípios que completarem 90% da vacinação da população adulta". Ela explica que mesmo que a cidade não atinja esse percentual vai iniciar a imunização dessa faixa etária.

O prazo estimado para que os municípios cheguem nesse índice de 90% é o início da primeira quinzena de setembro. A Sesap pretende começar na segunda quinzena do próximo mês a aplicação da 3ª dose para avançar na imunização dos potiguares que necessitarem dessa dose de reforço.

A Sesap explica que seguirá cronograma semelhante ao que ocorreu no início da vacinação. “Assim como aconteceu com a população adulta, a vacinação começará pelos grupos prioritários. Inicialmente, serão vacinadas gestantes de 12 a 17 anos e, em seguida, os demais grupos”, explicou a pasta.

Na semana passada, o Ministério da Saúde (MS) confirmou que incluiria adolescentes de 12 a 17 anos no programa de vacinação contra a doença. A pasta planeja imunizar esse grupo de jovens na segunda metade de setembro, quando todo o público adulto vacinável do país terá recebido pelo menos uma dose. O único imunizante disponível para esse público aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o desenvolvido pela Pfizer.

MOSSORÓ

A reportagem do JORNAL DE DEFATO entrou em contato com a coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O jornal indagou ao coordenador Etevaldo Lima o número estimado de pessoas que seriam contempladas nessa primeira etapa de vacinação desse público. Segundo Etevaldo, são cerca de 80 grávidas de 12 a 17 anos que estariam aptas a tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

DIA D

A Secretaria Estadual de Saúde realizou nos dois últimos sábados o Dia D com o objetivo de impulsionar a vacinação dos potiguares. Somados os dois dias, mais de 31 mil potiguares foram vacinados.

No primeiro sábado, dia 21 de agosto, foram 11.881 pessoas vacinadas com a primeira, segunda e dose única contra a Covid-19. Já no segundo foram 19.547 potiguares vacinados.

Tags:

Mossoró
RN
gestante
mulher
puérperas
Covid-19
vacinação

voltar