Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 01 Set 2021 | Redação No mês da Liberdade, Mossoró ganha exposição sobre o tema

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO/2017 Esspetáculo Auto da Liberdade

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

O mês de setembro tem uma grande carga histórica para Mossoró, pois representa o mês da Liberdade, uma vez que a cidade foi a pioneira na abolição da escravatura. Apesar do cenário de pandemia não permitir a realização das festividades da data, ocorre, a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, até o dia 30, a Exposição Auto da Liberdade Memórias.

A Exposição é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Partage Shopping Mossoró, que tem o objetivo de valorizar a memória dos quatro atos da liberdade mossoroense que tradicionalmente são contados no espetáculo Auto da Liberdade. Durante todo o mês, os mossoroenses e visitantes poderão visitar a exposição, no Partage Shopping.

"A exposição fala da história da celebração dos quatro atos libertários de Mossoró: Libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Motim das Mulheres, em 1875, quando as mossoroenses se manifestaram contra o alistamento militar dos homens na Guerra do Paraguai; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928. Desde 1999 esses grandes marcos da história de Mossoró são contados no espetáculo teatral Auto da Liberdade, mas há dois anos não é encenado para milhares de pessoas em palco ao ar livre devido à pandemia da Covid-19", informa a Secretaria de Cultura.

O público poderá ter acesso aos figurinos e acessórios usados pelo elenco das edições anteriores nesses 20 anos de realização do Auto da Liberdade. A ideia é preservar a memória do mossoroense em relação aos anos de espetáculo. "O objetivo da exposição realizada em parceira com o Partage Shopping é justamente valorizar essa memória mossoroense que coloca Mossoró como uma cidade pioneira na luta pela liberdade dos escravos, na emancipação política das mulheres, na bravura do nosso povo ao resistir ao bando de Lampião e na luta das mulheres. Toda essa imensa história foi contada por nossos artistas até o ano de 2019, quando a pandemia surgiu e interrompeu a realização do espetáculo. Vamos preservar essa memória e, se Deus quiser, ano que vem voltaremos a ter o Auto da Liberdade e todos os festejos que elevam nossa cultura”, destacou o secretário Etevaldo Almeida.

Tags:

Mossoró
Auto da Liberdade
cultura
exposição

voltar