De acordo com informações repassadas pela assessoria da Secretaria de Educação, nos próximos dias devem ocorrer reuniões do administrativo com a equipe pedagógica, para discutir sobre o assunto. Aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020
Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Nas próximas semanas, os professores e trabalhadores da educação tomarão a segunda dose da vacina contra covid-19. A conclusão do ciclo vacinal traz à tona a importância da discussão sobre o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino, mesmo que ele ocorra de forma híbrida.
Conforme foi definido pela Secretaria Municipal de Educação, o retorno das atividades presenciais em unidades infantis e de ensino fundamental de Mossoró só ocorrerá após a completa imunização de todos os profissionais da educação. No entanto, ainda não foi elaborado um calendário ou cronograma para o retorno das atividades presenciais, no município.
De acordo com as informações repassadas pela assessoria da Secretaria Municipal de Educação, nos próximos dias devem ocorrer reuniões do administrativo com a equipe pedagógica do Município, para discutir sobre o assunto. As aulas da rede municipal ocorrem de forma remota desde março de 2020.
"Conforme acompanhamento da SME, os profissionais da rede concluirão o seu ciclo vacinal até o final do mês de setembro. Diante dessa perspectiva, a Secretaria informa que, ao longo dos próximos dias, reunir-se-á com a equipe pedagógica da pasta, bem como com a equipe administrativa da gestão municipal, para dar sequência às discussões relacionadas ao retorno das atividades presenciais", informa a assessoria.
À reportagem do JORNAL DE FATO a assessoria também ressaltou que o Município vem atuando em várias frentes, enquanto as aulas presenciais não são retomadas. De acordo com a Secretaria, as unidades infantis e escolas do ensino fundamental estão sendo reformadas e adaptadas para o retorno das atividades presenciais. Informou também que vem atuando para o bom desempenho dos estudantes durante as aulas remotas.
"A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem atuado, desde o início do ano, no sentido de garantir o retorno seguro das atividades presenciais na rede municipal de ensino. É importante destacar que, em paralelo às ações executadas com esse fim, a Secretaria de Educação também vem trabalhando na perspectiva de garantir que as aulas remotas aconteçam de forma satisfatória, inclusive com a ampliação do acesso dos alunos da rede a esse modelo de ensino", informou por meio de nota.
A secretária de Educação, Hubeônia Alencar, informou à reportagem que o Município ainda está avaliando as condições epidemiológicas para o retorno das aulas presenciais. “Estamos analisando todas as variáveis. A vacinação é um dos principais pontos nesse processo de retorno seguro das atividades, mas outros fatores também devem ser considerados", reforça a secretária.
Durante este período, foram realizadas, por meio de parcerias, em especial com a Cruz Vermelha, a sanitização das escolas, limpeza da vegetação, reparos e serviços de manutenção diversos, consultoria e distribuição de kits de biossegurança, entre outras ações.
A vacinação dos trabalhadores da educação em todo o Rio Grande do Norte foi iniciada no início do mês de junho. Para este público, foi destinada a vacina da Pfizer, cuja segunda dose é aplicada três meses após a primeira. Levando em consideração este intervalo, os trabalhadores da educação devem começar a tomar a segunda dose já na próxima semana.
Tags: