Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 10 Set 2021 | redação Sesap distribui quase 20 mil doses para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

Crédito da foto: Assecom/RN Carregamento de vacinas no Rio Grande do Norte

Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) entrega nesta sexta-feira, 10, um lote com 19.890 doses de vacina da Pfizer para atender os adolescentes de 12 a 17 anos que moram no Rio Grande do Norte. A remessa chegou ontem (9) ao território potiguar.

Por conta do quantitativo não ser suficiente para atender todo o novo público a ser vacinado, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), reunida pela Sesap e municípios potiguares, decidiu que a prioridade será para atender os adolescentes com comorbidade e deficiências, de forma decrescente dentro da faixa etária.

Segundo a pasta estadual, a medida segue orientação do Plano Nacional de Imunizações (PNI), apontada desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no país. Ainda de acordo com a pactuação feita na CIB, os municípios que tiverem doses à disposição poderão avançar no início do processo de imunização entre os adolescentes.

DISTRIBUIÇÃO

A Sesap informa ainda que junto ao lote da Pfizer para os adolescentes fará a distribuição de doses da CoronaVac/Butantan. As 34.200 unidades chegaram ao estado na tarde desta quinta-feira e são destinadas, igualmente, para primeira e segunda doses.

A pasta estadual diz ainda que este lote não faz parte da carga que está bloqueada pelo Ministério da Saúde para inspeção. Com essas unidades da CoronaVac, o RN totaliza 54.090 doses recebidas nesta quinta-feira, após incorporar mais de 135 mil doses na primeira semana de setembro.

DOSE REFORÇO IDOSOS

A Secretaria Estadual de Saúde também informou que ficou acertado durante a reunião o escalonamento para a aplicação da dose de reforço nos idosos, planejada para começar na próxima terça-feira, 15.

A partir do quantitativo de vacinas a ser entregue pelo Ministério da Saúde, os municípios deverão priorizar os idosos acamados, depois seguir por idade até chegar aos 70 anos.

Tags:

Covid-19
vacina
saúde
Sesap/RN
Mossoró

voltar