Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Enquanto as aulas da rede estadual de ensino já têm data para serem retomadas com 100% dos alunos e professores, a rede municipal de ensino segue sem previsão para este retorno presencial. A previsão dada anteriormente pela Secretaria Municipal de Educação era de que o retorno só aconteceria após a imunização completa dos trabalhadores da educação, no município.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Município para saber sobre a previsão do retorno presencial, já que muitos professores da rede municipal já completaram a imunização. A assessoria informou que não há novidades sobre o assunto, de forma que ainda não existe uma data concreta para que o retorno ocorra.
A Secretaria, por meio da assessoria, informou ainda que já existem planejamentos em relação a esta retomada presencial, e que o Município vem atuando, desde o início do ano, com a manutenção e adequação das escolas à situação pandêmica. “Desde o início do ano estamos nos preparando para esse retorno, seja sob o ponto de vista de infraestrutura, seja sob a ótica pedagógica. Por meio de importantes parcerias, promovemos a sanitização das escolas, limpeza da vegetação, reparos e serviços de manutenção diversos, consultoria e distribuição de kits de biossegurança, entre outras ações”, informou.
A informação repassada foi que o Município vem analisando todas as variáveis e que a completa imunização é a forma mais segura de retomar as atividades presencias. “A retomada das atividades presenciais só ocorrerá diante de um cenário epidemiológico favorável, o que passa, diretamente, pela conclusão do ciclo vacinal de todos os profissionais de Educação”, informou.
A assessoria informou ainda que, apesar de não ter data determinada, o retorno presencial vai respeitar o calendário de imunização e os 15 dias após a aplicação da vacina. “Muitos profissionais da educação ainda estão aguardando a segunda dose da vacina. Após a aplicação, é solicitado um prazo de 15 dias para a completa imunização deste grupo. A Secretaria vai respeitar esse prazo e, em breve, trará definições sobre o retorno presencial das aulas na rede municipal de ensino”, informou a assessoria da Secretaria de Educação de Mossoró.
As aulas presenciais da rede municipal de ensino foram suspensas em março de 2020, devido às condições pandêmicas. Desde então, aproximadamente 20 mil alunos matriculados na educação infantil e ensino fundamental estão tendo aulas remotas.
Tags: