Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 17 Set 2021 | redação Universidades públicas planejam retorno das aulas presenciais para 2022

Crédito da foto: Reprodução Campus central da Uern, em Mossoró

Por Amina Costa / repórter do JORNAL DE FATO

Com as aulas suspensas desde março de 2020, tanto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) quanto a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) planejam o retorno das aulas presenciais para o início de 2022. Nesta quinta-feira, 16, a Ufersa emitiu comunicado oficial onde informava que a previsão é de que o retorno ocorra em 17 de janeiro de 2022.

Já a Uern, informou na semana passada que prepara o retorno das aulas presenciais para 02 de fevereiro. Ambas as universidades condicionam esta retomada à situação epidemiológica em Mossoró e no estado do Rio Grande do Norte. De acordo com as universidades, a definição do calendário de retorno foi possível graças ao avanço da vacinação e redução dos casos de covid-19.

No comunicado emitido pela Ufersa, a instituição informou que já iniciou o planejamento para este retorno, por meio de reuniões e inspeção das salas de aula, laboratórios e demais áreas dos quatro campi. “Estamos verificando in loco a estrutura de salas de aulas, laboratórios e demais unidades acadêmicas para um retorno dos estudantes e professores de forma responsável e segura na retomada das aulas presenciais no próximo ano”, ressaltou o pró-reitor de graduação, professor Sueldes Araújo.

Ainda de acordo com o pró-reitor, a universidade manterá todos os cuidados em relação às medidas sanitárias. “A maior demanda apresentada nos encontros com os representantes dos docentes é relacionada com os Equipamentos de Proteção Individuais, os EPIs. A Prograd também trabalha em uma minuta de resolução para ser enviada ao Consepe, que é o órgão técnico de supervisão e deliberação em matéria de ensino, pesquisa e extensão”, informou o professor.

No comunicado, a Ufersa informou que manterá o distanciamento social, respeitando a distância de 1,5 m entre as carteiras. Devido ao distanciamento, o retorno presencial não irá acontecer, neste primeiro momento, com todos os estudantes. “As turmas que ultrapassarem a capacidade da sala de aula com o distanciamento social irão permanecer remotas”, frisou.

Os espaços físicos para as atividades presenciais vão ser organizados de forma que seja respeitado o distanciamento social de 1,5 metro. Outra exigência será que os estudantes e professores estejam imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19, já que essa é uma forma de garantir a proteção de toda a comunidade acadêmica.

Com relação às práticas laboratoriais, caberá ao professor organizar a metodologia pedagógica que busque uma distribuição da carga horária em pequenos grupos de estudantes. A indicação da pró-reitoria de graduação é para que o componente curricular no formato remoto contemple, no mínimo, 25% da carga horária com atividades sincrônicas por meio de plataformas digitais.

A universidade enfatiza que a turma que começar o semestre no formato remoto deve assim permanecer até a conclusão do semestre. A previsão é que o Consepe aprecie a resolução no próximo mês de outubro.

Já o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern aprovou o calendário universitário referente ao semestre letivo de 2021.2. De acordo com o que foi aprovado, as atividades acadêmicas da Uern serão retomadas de forma presenciais após o dia 7 de janeiro, com reuniões e planejamentos pedagógicos.

Ainda de acordo com o calendário acadêmico aprovado pelo Consepe prevê o retorno das aulas para o dia 02 de fevereiro. A assessoria de comunicação da Uern informou que este retorno ocorrerá com 100% dos alunos matriculados, seguindo todos os protocolos sanitários, vigentes nos decretos estaduais. O Consepe determinou que, após o retorno presencial, as aulas remotas ocorrerão em caráter excepcional para estudantes que se enquadram em dois critérios.

O primeiro deles é caso o docente não tenha sido imunizado contra a Covid-19, “por motivo alheio à sua vontade, decorrente de impedimento motivado por doença pré-existente, devidamente comprovado por atestado médico”. O ensino remoto também pode ocorrer para disciplinas comuns a matrizes curriculares de diferentes cursos de graduação, para as quais haja dificuldade e/ou impossibilidade de contratação de docentes, devidamente comprovado por documento expedido pela PROGEP.

“O ensino presencial deverá ser desenvolvido de acordo com as recomendações e orientações emitidas pelas autoridades sanitárias, de modo a assegurar a saúde do corpo discente, docente e técnico da UERN”, informa a resolução do Consepe.

Tags:

Mossoró
RN
universidades
Uern
Ufersa
pandemia
Covid-19

voltar