Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Nesta quinta-feira, 30 de setembro, Mossoró celebra 138 anos da abolição da escravidão no município. O ato aconteceu cinco anos antes da Lei Áurea, e marca o pioneirismo mossoroense no Rio Grande do Norte. A data é comemorada até hoje e se tornou motivo de orgulho para a toda a população.
Este é o segundo ano que a data não é festejada em Mossoró, devido à pandemia da covid-19. Com isso, a cidade fica, mais uma vez, sem a sua famosa festa do Auto da Liberdade e sem o Cortejo da Liberdade, programações que foram criadas para manter viva a história de bravura do povo mossoroense.
Nesse ano, de acordo com as informações repassadas pela Secretaria de Cultura de Mossoró, foi preparada uma programação mais intimista para a data, diante da situação pandêmica que ainda é vivida. De acordo com o cronograma apresentado, às 20h desta quinta-feira, a cantora Katharina Gurgel realiza um show na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Dix Huit Rosado.
“Assim como no ano passado, não haverá programação da Festa da Liberdade, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas. A Festa da Liberdade não será realizada devido à pandemia da Covid-19. Porém, a cantora Katharina Gurgel vai apresentar um show na Praça Cícero Dias, às 20h. O show Vaca Profana em homenagem a Gal Gosta é uma contrapartida de edital da Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Mossoró”, informou a Secretaria Municipal de Cultura.
Além da apresentação da cantora, a Fanfarra Independente de Mossoró também fará uma apresentação, na Estação das Artes, a partir das 19h. A Prefeitura informou que os dois eventos têm apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Ainda de acordo com a Secretaria, às 18h tem apresentação da Cia Bella Trupe de Teatro com a esquete "Marca de Mossoroense" na Exposição Auto da Liberdade Memórias, no Shopping Partage. Os três eventos culturais são gratuitos.
Nesta quinta-feira será o último dia da exposição “Auto da Liberdade Memórias”, que esteve em cartaz durante todo o mês de setembro. Na exposição, os mossoroenses e visitantes puderam ver figurinos e objetos de encenação que foram usados em apresentações realizadas em edições do Auto da Liberdade.
Abolição da escravidão em Mossoró ocorreu 5 anos antes da Lei Áurea
Mossoró libertou os escravos cinco anos antes da Lei Áurea, em 30 de setembro de 1883. A data é comemorada pelos mossoroenses como um dos feitos históricos da cidade. No dia 30, a população revive o feito aproveitando para ressaltar outros fatos marcantes que envolvem a história de bravura da capital do semiárido brasileiro.
Conforme os registros históricos, Mossoró foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a abolir a escravatura. A ideia de Mossoró libertar os escravos surgiu a partir de uma homenagem prestada pela maçonaria ao casal Romualdo Lopes Galvão, líder da política e do comércio local em 1883. A proposta tomou força com o apoio popular e naquele mesmo ano foi instalada, na Câmara Municipal, a "Sociedade Libertadora Mossoroense".
A Sociedade estabeleceu como meta libertar os 86 escravos que viviam na cidade. Foi instituído então o dia 30 de setembro para que todos os escravos fossem libertos. E o objetivo foi alcançado. Já no mês de junho, em sessão especial realizada na Loja Maçônica 24 de Junho, 40 escravos forram alforriados. Os escravos libertos continuaram vivendo nas fazendas, não mais como cativos, e sim como funcionários remunerados.
Após o fim da escravidão na cidade, Mossoró passou a receber uma quantidade significativa de escravos que fugiam de outros municípios em busca da liberdade. Desde então, o dia 30 de setembro passou a ser a grande data cívica mossoroense. Em 1913, a data foi declarada, por meio de lei, como feriado municipal.
Confira o que abre e o que fecha em Mossoró neste 30 de setembro:
Comércio de rua - algumas lojas abertas, de acordo com o acordo coletivo firmado entre funcionários e lojistas.
Supermercados - abertos das 7h às 13h
Shopping - lojas abertas das 14h às 20h; espaços de lazer abertos das 11h às 22h; praça de alimentação aberta das 11h às 22h; cinema aberto conforme a programação dos filmes.
Tags: