Secretaria Municipal de Educação emite nota afirmando que está alinhando o retorno presencial junto ao Ministério Público. No entanto, em momento nenhum, a nota informa sobre a divulgação de um cronograma ou da data de retorno das aulas presenciais
Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Na edição da última terça-feira (5), o JORNAL DE FATO publicou uma matéria sobre a falta de posicionamento da Secretaria Municipal de Educação quanto ao retorno das aulas presenciais no Município. A reportagem informou que, enquanto as aulas presenciais da rede estadual voltaram com 100% da capacidade, a Secretaria de Educação sequer informou sobre um cronograma para retorno.
Após a veiculação da matéria, a Secretaria emitiu uma nota oficial, na qual informou que está alinhando esse retorno presencial, junto ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). No entanto, em momento nenhum, a nota informa sobre a divulgação de um cronograma ou data para a retomada presencial das atividades nas unidades de ensino infantil e fundamental.
“A Secretaria Municipal de Educação de Mossoró/RN vem alinhando com o Ministério Público o retorno presencial das aulas, tendo, inclusive, reunido-se em audiências com a 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, que vem acompanhando todas as ações da SME/PMM tanto na realização das aulas remotas quanto no planejamento do retorno presencial”, informou o comunicado.
A nota oficial informa ainda que a última reunião com o órgão ministerial ocorreu no dia 29 de setembro. Este encontro contou com a participação de entidades de vigilância sanitária e de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do município.
“A última reunião para discutir o assunto aconteceu em 29 de setembro e contou com representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho de Alimentação Escolar, da Coordenação da Vigilância Sanitária e da Procuradoria Geral do Município”, finaliza nota emitida pela Secretaria Municipal de Educação à reportagem do JORNAL DE FATO.
Desde março de 2020, quando ocorreu a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia, os estudantes das escolas municipais de Mossoró, assim como ocorreu em todo o estado, passaram a assistir aulas de forma remota. Infelizmente, diante da desigualdade vivida, nem todos os estudantes da rede municipal conseguem ter acesso à internet, estando impossibilitados de assistir as aulas e comprometendo o rendimento escolar.
O que muitos pais de estudantes da rede municipal esperam é que seja informada uma data para o retorno das aulas presenciais e que a Secretaria de Educação explique de que forma esse retorno vai acontecer (se vai ser gradual, híbrido, e se vai ser obrigatório ou não para todos os alunos).
De acordo com dados apresentados pela própria Secretaria de Educação, em 2020, aproximadamente 80¨% dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino estavam tendo acesso às aulas remotas. A principal defasagem diz respeito aos alunos da zona rural, que, na maioria das vezes, não têm acesso à internet.
Tags: